Jantar de Iftar na casa do embaixador israelita
Pela primeira vez, o embaixador de Israel em Portugal ofereceu esta terça-feira, em sua casa em Lisboa, o jantar de Iftar - que assinala o fim do jejum diário durante o mês do Ramadão - à comunidade muçulmana representada em Portugal.
Numa iniciativa que juntou representantes das comunidades judaica, muçulmana e cristã, e também diplomatas e algumas personalidades políticas, Dor Shapira quis transmitir dessa forma a importância de todos na construção das pontes da tolerância e da paz. "Esta foi a primeira vez de uma iniciativa que pretendemos repetir todos os anos. É a melhor maneira de celebrarmos juntos a nossa fé, a dos filhos de Abrãao", declarou o embaixador de Israel, país de vasta maioria judaica, mas que conta com uma importante minoria islâmica, também com uma comunidade cristã, além de seguidores de outras crenças, como o drusismo.
Na fotografia, Dor Shapira ao centro, com a recém-chegada embaixadora americana, Randi Charno Levine. À esquerda estão o rabino Eli Rosenfeld (Centro Chabad Cascais), o rabino Ruben Suiza (Comunidade Judaica de Lisboa) e o padre Peter Stilwell. E do outro lado, Abdool Vakil (ex-líder da comunidade islâmica de Lisboa), Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, e Azim Ali Manji (vice-presidente da Comunidade Ismaili).