Já há mais de 100 mil vídeos com o 'Harlem Shake'
A história do Harlem Shake conta-se em três episódios:
1. Segundo a Wikipedia, a coreografia foi criada em 1981 por um artista de Harlem chamado Al B e por isso ficou conhecida, primeiro,como "albee". Desde então, já com a designação de Harlem Shake, a coreografia terá sido usada por alguns rappers e DJs. Mas, aparentemente, esta coreografia original não tem nada a ver com a atual. Só o nome foi aproveitado.
2. O nome foi aproveitado, sim, pelo músico americano Baauer que lançou em maio de 2012 o single 'Harlem Shake', um tema repleto de samplings e distorções que chegou a ter algum sucesso nas pistas de dança no ano passado.
3. A moda do Harlem Shake começou há um mês. Foi no dia 2 de fevereiro que foram carregados no YouTube os primeiros vídeos, tendo como banda sonora a música de Baauer, da autoria de cinco jovens australianos, conhecidos no YouTube como The Sunny Coast Skate. Este terá sido o primeiro vídeo desta nova moda:
[youtube:384IUU43bfQ]
Desde então, têm sido vários os vídeos semelhantes que apareceram. Os vídeos têm cerca de 30 segundos e, normalmente, começam com uma só pessoa a dançar com um capacete ou uma máscara. Outras pessoas estão à sua volta mas permanecem indiferentes. Com a mudança de ritmo na música, muda também todo o ambiente do vídeo e toda a multidão aparece a dançar compulsivamente.
Tal como o 'Gangnam Style', têm surgido vídeos protagonizados por desconhecidos mas também por alguns famosos, e na sua maioria são momentos de comédia. A BBC afirma que são já 100 mil as imitações do Harlem Shake e que tiveram mais de mil milhões de visionamentos, um fenómeno muito mais rápido do que aconteceu com o Gangnam Style. Veja algumas das mais originais:
Debaixo de água:
[youtube:QkNrSpqUr-E]
Por militares noruegueses:
[youtube:4hpEnLtqUDg]
Com gatos:
[youtube:95vZ0-C1Kho]
Pelo Royal Ballet:
[youtube:KlCjt6FQQC0]
E mais algumas:
[youtube:3R8HGsbI4QY]