Ivo Oliveira e Maria Martins são vice-campeões da Europa
O ciclista português Ivo Oliveira sagrou-se hoje vice-campeão europeu de perseguição individual na categoria de sub-23, ao terminar em segundo lugar na final da prova dos Europeus de pista, que decorrem no velódromo de Montichiari, na Itália. Um resultado igualado por Maria Martins, mas na corrida júnior de scratch.
Depois de já ter batido o recorde nacional na qualificação, com o tempo de 4.18,671 minutos, Oliveira voltou a estabelecer novo máximo nacional, ao cumprir os quatro quilómetros da prova em 4.17,448, ainda assim insuficiente para bater o italiano Filippo Ganna.
Ganna, campeão mundial de elite, que na qualificação já tinha batido Oliveira por larga margem, ao impor-se com o tempo de 4.14,746, voltou a deixar o campeão europeu e mundial júnior em 2014 a grande distância, conquistando o título com a marca de 4.14,165.
O desempenho do ciclista português, que está a cumprir o segundo ano no escalão de sub-23, evidencia uma grande progressão relativamente ao ano passado, com uma melhoria de mais de 11 segundos face ao resultado obtido no Europeu de 2015.
"O Ivo fez uma corrida excelente, sem quebras. No entanto, o adversário conseguiu ser um pouco mais rápido. O que é mais importante referir, no entanto, é a evolução. O Ivo Oliveira fez hoje um tempo de elite mundial. O que aqui vimos foi o Ivo a dar um passo muito importante para o futuro", afirmou o selecionador nacional, Gabriel Mendes, citado pelo site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Quanto a Maria Martins, a ciclista surpreendeu naquela que foi a sua estreia em Europeus de pista. A portuguesa ficou na segunda posição, atrás da italiana Letizia Paternoster. "Foi uma corrida muito tática, acabando por ser decidida ao sprint. A Maria esteve atenta às movimentações e soube colocar-se no momento certo para discutir a corrida", referiu o selecionador.
As medalhas de prata conquistadas por Ivo Oliveira e Maria Martins elevam a contagem de conquistas do ciclismo nacional este ano, depois do título mundial de maratona BTT e do segundo lugar no Europeu da mesma disciplina de Tiago Ferreira.