"Isto foi um golpe branco contra um país em mudança"
"Isto foi um golpe branco. Um golpe branco contra um país em mudança e um golpe branco contra um presidente negro", disse Van Jones, o comentador político que admitiu em direto que não sabe como explicar o resultado das eleições aos filhos.
"As pessoas estão a falar sobre um milagre. Eu diria que é um pesadelo", continuou o advogado, que descreveu o momento como "profundamente doloroso".
"Nós dizemos aos nossos filhos: não sejas um bully, não sejas intolerante, faz os trabalhos de casa e está preparado e depois vemos este resultado", continuou o advogado e comentador da CNN. "Como explico isto aos meus filhos?", perguntou Jones.
[amazon:2016/11/van_jones_20161109214948]
Van Jones fez parte de um painel da CNN que acompanhou as eleições em direto esta terça-feira e mostrou-se desapontado ao ver Donald Trump ser eleito o próximo presidente dos Estados Unidos.
Para Jones, a vitória de Donald Trump foi uma resposta a várias questões no país. "Foi uma rebelião contra as elites, uma reinvenção completa da política e das sondagens, é verdade", mas não só. Foi também uma questão racial.
"Nós falámos sobre tudo menos sobre raça", disse Jones aos outros comentadores, acrescentando que não se pode esquecer este facto. O comentador acredita que a vitória de Trump, conhecido pelos seus discursos por vezes ofensivos, foi a resposta às mudanças sociais que os Estados Unidos enfrentam e "é essa a parte que mais dói".
[citacao:Donald Trump tem de ser o presidente de todas as pessoas que insultou e ofendeu e excluiu]
"Tenho amigos muçulmanos que me mandaram mensagens a perguntar se era melhor saírem do país", continuou Jones, visivelmente emocionado. "Há famílias de imigrantes que estão cheias de medo esta noite".
"Donald Trump tem de reassegurar que vai ser o presidente de todas as pessoas que insultou e ofendeu e excluiu" durante a campanha, continuou o jornalista. "Nós não queremos sentir que alguém foi eleito por excluir alguns para atrair melhor outros".
A vitória de Donald Trump provocou reações diferentes pelos Estados Unidos e até algumas manifestações. O candidato republicano venceu com 289 votos contra os 218 conquistados pela candidata democrata, Hillary Clinton.