Isabel II assiste ao seu primeiro Conselho de Ministros

Num ato sem precedentes em mais de um século, a Rainha Isabel II de Inglaterra assiste hoje, em Downing Street, ao seu primeiro Conselho de Ministros, em comemoração do Jubileu de Diamante, que marca os seus 60 anos de reinado.
Publicado a
Atualizado a

A soberana, de 86 anos, vestida com um conjunto de saia e casaco azul, foi recebida pouco depois das 10.00 (mesma hora em Lisboa) pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, antes de entrar na residência oficial N.º10 em Downing Street.

Sentada na mesa dos debates entre David Cameron e William Hague, ministro dos Negócios Estrangeiros, a Rainha vai assistir enquanto "observadora" apenas a uma parte do Conselho de Ministros, que é suposto durar uma hora e meia.

Apesar de, historicamente, os monarcas britânicos presidirem ao Conselho de Ministros, o último a honrar esta prática foi a Rainha Victoria, trisavó de Isabel II, falecida em 1901.

Isabel II, que é também chefe do Estado, tem um papel essencialmente simbólico e apresenta, tradicionalmente, uma estrita neutralidade em relação à política. Ela reina, mas não governa.

Segundo Rodney Barker, professor de ciências políticas na 'London School of Economics', a participação da Rainha nesta reunião é uma "parvoíce" pois "isso significa que ela poderá tomar conhecimento de coisas que não é suposto saber e ouvir coisas que não é suposto ouvir", afirmou, acrescentando ainda que a sua participação é incompatível com as suas verdadeiras funções.

Ainda assim, espera-se que a Rainha Isabel II receba um presente no final do Conselho de Ministros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt