Isabel II assiste ao seu primeiro Conselho de Ministros
A soberana, de 86 anos, vestida com um conjunto de saia e casaco azul, foi recebida pouco depois das 10.00 (mesma hora em Lisboa) pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, antes de entrar na residência oficial N.º10 em Downing Street.
Sentada na mesa dos debates entre David Cameron e William Hague, ministro dos Negócios Estrangeiros, a Rainha vai assistir enquanto "observadora" apenas a uma parte do Conselho de Ministros, que é suposto durar uma hora e meia.
Apesar de, historicamente, os monarcas britânicos presidirem ao Conselho de Ministros, o último a honrar esta prática foi a Rainha Victoria, trisavó de Isabel II, falecida em 1901.
Isabel II, que é também chefe do Estado, tem um papel essencialmente simbólico e apresenta, tradicionalmente, uma estrita neutralidade em relação à política. Ela reina, mas não governa.
Segundo Rodney Barker, professor de ciências políticas na 'London School of Economics', a participação da Rainha nesta reunião é uma "parvoíce" pois "isso significa que ela poderá tomar conhecimento de coisas que não é suposto saber e ouvir coisas que não é suposto ouvir", afirmou, acrescentando ainda que a sua participação é incompatível com as suas verdadeiras funções.
Ainda assim, espera-se que a Rainha Isabel II receba um presente no final do Conselho de Ministros.