Irão diz que país vai enfrentar problemas se EUA abandonarem acordo nuclear
O presidente do Irão, Hassan Rouhani, diz ter consciência de que o país pode vir a enfrentar "alguns problemas" durante alguns meses caso os Estados Unidos abandonem o acordo sobre energia nuclear.
"É possível que venhamos a enfrentar alguns problemas durante dois ou três meses, mas nós vamos ultrapassar tudo isto", disse Rouhani, durante uma visita a uma exposição sobre o setor petrolífero em Teerão.
Devido à diferença horária, os jornais iranianos não publicaram as últimas notícias com base nas declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, que mais uma vez anunciou, através da rede social Twitter, que vai decidir hoje se os Estados Unidos se retiram ou não do acordo firmado com o Irão em 2015.
"Vou anunciar a minha decisão sobre o Acordo Nuclear com o Irão amanhã [terça-feira] às 14 horas (18:00 em Lisboa)", afirmou Trump, na mensagem divulgada através do Twitter.
O presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, deslocaram-se a Washington nos últimos dias, na tentativa de pressionar o chefe de Estado norte-americano a não quebrar o acordo com o Irão.
A notícia sobre o anúncio de Trump foi difundida esta manhã no Irão através da televisão oficial e pela agência IRNA.