iPhones com 'Flappy Bird' batem recordes no eBay

Em entrevista à revista <i>Forbes</i>, o criador de <i>Flappy Bird</i>, Nguyen Ha Dong, disse que acabou com a venda do jogo devido ao seu carácter "viciante". Mas se o criador do jogo para telemóveis que deixou o mundo louco pretendia resolver "um problema", acabou por criar outro: a sobrevalorização de iPhones com a aplicação já instalada<i>. </i>
Publicado a
Atualizado a

Numa entrevista exclusiva à revista Forbes divulgada esta terça-feira - realizada num hotel em Hanoi e com a condição de não se divulgarem imagens suas -, Dong revelou que "Flappy Bird foi criado para jogar alguns minutos quando estás relaxado. Mas o que acontece é que se torna viciante". Por isso, remata, "para resolver o problema, foi melhor acabar com o Flappy Bird".

E este acabou para sempre, segundo o autor vietnamita que defende, então, razões altruístas para o seu fim e acrescenta que teve, inclusivamente, insónias devido aos remorsos. Até porque, segundo o The Verge, a aplicação renderia 50 mil dólares por dia a Dong. Ainda que não tenha confirmado o valor exato à Forbes, o programador de jogos confirmou saber que é "muito".

Lan Anh Nguyen, a jornalista da Forbes que liderou a entrevista, refere no seu artigo que o programador de 29 anos parecia "nervoso", tendo fumado vários cigarros durante os 45 minutos que estiveram à conversa.

iPhones com Flappy Bird à venda no eBay entre os 200 e os 65.000 euros

O título acima, ainda que adaptado, fez manchete no theguardian.com, que notíciou, ontem, a sobrevalorização de iPhones com o jogo instalado no eBay, após a sua remoção das app stores no domingo.

"Enquanto os telemóveis em segunda-mão são vendidos, geralmente, sem dados, estes vendedores espertos terão sido capazes de limpar o telemóvel e, em seguida, instalar uma cópia existente do jogo a partir dos seus computadores", refere o jornal britânico.

Em tom de exemplo, um iPhone 5, com 16 GB, branco, com a aplicação instalada, foi posto à venda no eBay por 2.403.12 euros ou por uma oferta melhor. Mas enquanto certos vendedores pedem valores absurdos pelos telemóveis, alguns acrescentam "apenas" mais umas dezenas à sua venda, embora a aplicação fosse disponibilizada de forma gratuita anteriormente.

Também outros programadores aproveitam o fenómeno, surgindo nas app stores das várias plataformas de smartphones clones (alguns idênticos) do jogo original.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt