Investimento privado em Sines será acompanhado

O primeiro ministro garantiu hoje aos investidores privados, na inauguração de uma nova nave industrial em Sines, que todos os investimentos que fizerem neste âmbito serão acompanhados por investimentos públicos.
Publicado a
Atualizado a

Sócrates, que falava na cerimónia de inauguração de uma nova nave industrial do porto de Sines, garantiu que os investimentos públicos previstos para a zona, nomeadamente, a ligação da autoestrada Sines - Beja, bem como as ligações ferroviárias que ligam Sines ao Poceirão e depois, Poceirão até Madrid, serão mesmo para fazer.

'Quero garantir aos investidores em Sines que o investimento público vai acompanhar o investimento privado', disse José Sócrates, acrescentando que 'ligar Sines ao resto do país é absolutamente prioritário' para o Governo e para a economia nacional.

José Sócrates deixou ainda uma mensagem aos empresários que ainda não estão presente em Sines de que 'este é o momento para investir [em Sines]'. 'Nós acompanharemos esse investimento', repetiu o governante.

Por outro lado, o primeiro ministro deixou uma palavra de felicitações aos empresários, à administração do porto e à Câmara Municipal de Sines pelo trabalhado realizado na zona. 'Sines está a mexer. Sente-se aqui dinamismo, eu diria até entusiasmo, para puxar isto para a frente', disse Sócrates.

O governante recordou ainda um dado deixado pela presidente do conselho de administração do porto de Sines, segundo o qual o movimento de contentores no porto tinha crescido 71 por cento no primeiro semestre. 'Isto é o que eu chamo um bom trabalho que não acontece por acaso", enalteceu o chefe do Governo.

Sobre o porto de Sines, José Sócrates sublinhou que este é ainda mais importante para Portugal na medida em que é um país 'excêntrico na Europa, mas cêntrico na economia global', já que pode ser 'um ponto para África e para a América do Sul'.

'Se há uma infraestrutura que fala disso [da importância da logística e dos transportes] como nenhuma outro, é o porto de Sines', acrescentou o primeiro ministro.

'A PSA investiu no novo cais e isso vai permitir que, em pouco tempo, Sines seja um dos poucos portos capaz de receber dois navios gigantes ao mesmo tempo", concluiu José Sócrates.

O primeiro ministro e o ministro das Obras Públicas estão hoje em Sines, um dia que Sócrates considerou 'histórico' para o arranque da plataforma logística do porto marítimo, numa altura em que o Governo está focado, juntamente com os privados, em aproveitar todas as potencialidades da infraestrutura.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt