diario-de-noticias
Investigadores portugueses criam robô de enfiar no pé
Equipa coordenada por investigador do Instituto Superior Técnico desenvolveu projeto robotizado para corrigir problema da marcha. Objetivo é pô-lo no mercado
O dispositivo calça-se. O pé assenta numa base, a perna é envolvida numa profusão de fios e quando aquilo começa a funcionar o movimento da perna flui sem entraves, mesmo que a pessoa tenha uma locomoção limitada. O pequeno robô DACHOR ainda é só um protótipo, mas o grupo que o desenvolveu no âmbito de um projeto MIT Portugal já está a pensar na melhor maneira de o levar para o mercado, para ser utilizado por quem necessita da sua força e precisão para caminhar normalmente.
"Se tudo correr bem, isso poderá ser uma realidade dentro de dois ou três anos", explica ao DN Jorge Martins, que coordenou o projeto no Instituto Superior Técnico.
Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN