Investigadores explicam imortabilidade de células tumorais

Um grupo de investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) publicou hoje, na revista Nature, um estudo que conclui que a imortalidade das células tumorais está "numa região inexplorada do genoma".
Publicado a
Atualizado a

"O nosso estudo vem alertar para a possibilidade de nos estarem a escapar mutações causadoras de doença em regiões ainda inexploradas do genoma", adiantou à Lusa a líder da equipa de investigação, Paula Soares.

Há muito tempo que se procura uma explicação para a capacidade de as células tumorais se dividirem de forma ilimitada, e este estudo permite concluir que "a base genética da imortalidade" dessas células "está numa região inexplorada do genoma", acrescenta a investigadora.

Os cientistas mostraram que "uma região inexplorada do gene da Telomerase", uma "enzima chave" no processo de divisão das células tumorais, apresenta mutações que são comuns a diferentes tipos de cancro, incluindo tumores da pele, do cérebro, da bexiga e da tiróide, refere Paula Soares

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt