Inventou a manobra de Heimlich mas só agora a utilizou pela primeira vez
Foram muitas as demonstrações de como realizar a manobra de Heimlich, mas o médico que a inventou nos anos 70, nunca a tinha feito para realmente salvar uma pessoa. Aos 96 anos está reformado e a viver num lar em Cincinnati. Durante um jantar Henry Heimlich nem hesitou quando a mulher que estava ao seu lado engasgou-se e estava a sufocar num pedaço de hambúrguer.
O responsável pela zona de restauração do lar, Perry Gaines, contou ao Cincinnati Enquirer que ele próprio já realizou a manobra duas vezes, mas ao ver que era o doutor Heimlich quem estava a ajudar a mulher de 87 anos, não interferiu.
"Quando a utilizei [a manobra] e ela [Patty Ris] recuperou rapidamente, fez-me apreciar o quanto é maravilhoso ter salvo todas aquelas vidas", afirmou Heimlich ao mesmo jornal americano. O filho, Phil Heimlich, também falou sobre o sucedido, contando que o pai conhece regularmente pessoas que salvaram ou foram salvas pela manobra. "Só o facto de um homem de 96 anos conseguir realizá-la é impressionante", realçou.