Inundações obrigam à evacuação de centenas de casas na Nova Zelândia
Centenas de famílias na Nova Zelândia foram obrigadas a abandonar as suas casas esta quinta-feira depois de as inundações terem obrigado a um estado de emergência em três regiões do país.
Uma tempestade provocou mais de 30 centímetros de chuva em partes da Ilha Sul, fazendo com que os rios rebentassem as suas margens. O clima extremo também abateu árvores que bloquearam as principais estradas.
Twittertwitter1559774077115457537
O estado de emergência foi declarado quarta-feira no distrito de Buller, na costa ocidental, e Nelson - onde 233 casas foram evacuadas depois de um mês de chuva ter caído em apenas 15 horas.
O dilúvio transformou o rio principal de Nelson, o Maitai, numa enxurrada - inundando casas, abrindo canos e deixando as ruas repletas de água.
A presidente da câmara da cidade, Rachel Reese, descreveu a inundação repentina como um "evento de um em cem anos", uma vez que as equipas de busca e salvamento e os militares socorreram as pessoas nas ruas submersas.
Rachel Reese avisou os habitantes locais para considerarem toda a água como contaminada, visto que alguns esgotos se tinham partido.
Sam Lagrutta, residente em Nelson, disse que a situação era "assustadora" depois de a polícia lhe ter dado apenas cinco minutos para deixar a sua casa.
"Peguei literalmente numa mala de mão e enchi-a com o meu passaporte, carteira e qualquer coisa importante que conseguisse encontrar", disse ao New Zealand Herald.
Foi também pedido a mais 160 famílias ao longo da costa ocidental da Ilha Sul que evacuassem.
Buller tem sido atingido por repetidas inundações nos últimos anos. O presidente da câmara, Jamie Cleine, disse que as evacuações frequentes fizeram com que uma comunidade se preparasse para mais inundações.
"É extremamente preocupante para as pessoas do ponto de vista financeiro e mental. Esta é a nossa realidade até que uma solução a longo prazo possa ser posta em prática", explicou ao site de notícias Stuff.
A Ilha Norte também foi afetada, com três pessoas feridas num acidente de carro em Northland, depois de uma árvore ter caído na autoestrada.
O inverno húmido parece continuar, depois de a Nova Zelândia ter registado o mês de julho mais húmido de sempre. Cerca de um por cento das casas da Nova Zelândia - 20.000 propriedades - estão em risco de inundação.