Instrumentos de corda vão ter festival no Pico
A guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa , o timple de Beselch Rodrígues (Canárias), a guitarra de Marco del Castillo (Tenerife), o berimbau de Pedro Escobar (Brasil), a harpa gótica de Silveira Anjos Teixeira (português a residir em Berlim) e o cavaquinho de Amadeu Magalhães vão encontrar-se na vila da Madalena do Pico, Açores, no Cordas.
O Cordas é, segundo a Mirateca Arts que organiza o evento, o único festival do mundo dedicado aos instrumentos de cordas.
A rainha do festival é a viola da terra, instrumento de corda dos Açores, que aqui será tocada por Rafael Carvalho e por tocadores locais que se vão juntar num espetáculo na abertura do Cordas.
"A viola da terra vai ser destacada, e temos de ser nós a dar-lhe mais valor," diz Terry Costa, da Mirateca Arts. "Vamos fazer todos os possíveis para que a criatividade, com este o instrumento mais único das nossas ilhas, receba mais projeção, não só local mas também internacionalmente" refere o responsável que tem apelado a todos os tocadores da viola dos dois corações para se juntarem no espetáculo inaugural do Cordas.
Os concertos vão acontecer na Praça da Madalena, na Câmara Municipal, na Santa Casa da Misericórdia e nas escolas locais. Paralelamente decorrerá um workshop de pintura, a apresentação do livro Conto da Mulher de Cordas de Carolina Cordeiro, e haverá um ciclo de cinema apresentado por A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.