Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço divulga o Universo em Figueira de Castelo Rodrigo
A presença dos investigadores em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, ocorre no âmbito de uma sessão da Digressão Ignite IAstro, que pretende "levar o Universo a vilas e cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos".
Durante a sessão, que terá lugar na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, pelas 21:30 do dia 04 de maio, um sábado, os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) "vão levar o público numa viagem do Sistema Solar às estrelas e às galáxias".
"Na Digressão Ignite IAstro, os investigadores do IA estão dar a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas atuais da investigação em ciências do espaço. Em menos de uma hora, vão falar de temas como as tempestades em Júpiter, as mensagens das estrelas, os maiores buracos negros no Universo ou a frota de missões espaciais da Agência Espacial Europeia", refere a organização em comunicado hoje enviado à agência Lusa.
Segundo a fonte, "no formato compacto dos eventos Ignite IAstro, e seguindo o conceito 'ignite?, oito a dez investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada, fazendo uma intervenção rápida e estimulante ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens".
O coordenador do IA, José Afonso, citado na nota, sublinha que "o gosto pela ciência está em todos, mas infelizmente a ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade".
"No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses - muito em particular aos que estão mais longe das grandes cidades", refere.
Já o coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do IA, João Retrê, adianta que "o formato 'ignite? cativa a atenção de todos pela diversidade e rapidez das apresentações, criando momentos de espetáculo e entretenimento".
"A expectativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos 'slides' cria dinâmica e diversão, que são características desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência", conclui.
A sessão Ignite IAstro agendada para a vila de Figueira de Castelo Rodrigo, localizada no Interior do país, próximo da fronteira com Espanha, tem o apoio da Plataforma de Ciência Aberta, do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e da Universidade de Leiden (Holanda).
Os promotores indicam tratar-se do 18.º evento de uma digressão por Portugal, que começou em janeiro de 2016 e já passou por localidades de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.