Inspectores da ASAE exigem estatuto profissional
Para o líder da ASF da ASAE, Luís Pires da Silva, "só com estatutos os profissionais podem conhecer as regras a que estão sujeitos" e "combater a anarquia que reina" na Autoridade.
Criada em Janeiro de 2006, em resultado da fusão de 12 organismos, a ASAE nunca teve estatutos, apesar de em 2008 a organização sindical ter apresentado à tutela um projecto de estatutos, recordou Luís Pires da Silva, que falava hoje à Lusa em Coimbra, após uma reunião de inspectores, realizada no âmbito da semana de protesto dos serviços e forças de segurança, que termina na quarta-feira.
"Queremos participar activamente na reestruturação da ASAE e esperamos que o Governo cumpra o compromisso de dialogar", sublinhou aquele responsável, que se mostrou confiante de que em breve a ASF será recebida pelo ministro da Economia, a quem a organização sindical já solicitou audiência, para tratar de diversas questões, "particularmente dos estatutos".
Na reunião de hoje, em Coimbra, em que estiveram presentes mais de três dezenas dos cerca de 50 inspectores que operam nos serviços da ASAE naquela cidade, foram debatidas questões relacionadas essencialmente com a necessidade da criação dos estatutos, adiantou o dirigente sindical.
Depois de ter realizado, no dia 21, também no âmbito da semana de protesto, uma reunião no Porto, igualmente para debater "a motivação, a avaliação, as competências, a classe dirigente e a falta de estatutos para os inspectores da ASAE", a ASF promove na manhã de quarta-feira uma reunião em Lisboa, com o mesmo propósito, participando à tarde na manifestação de forças e serviços de segurança, junto à Assembleia da República (AR).
A semana de protesto de serviços e forças de segurança, que teve início no dia 21, termina na quarta-feira, com a concentração junto à AR.
A semana de protesto de serviços e forças de segurança conta com a participação da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima (ASPPM), Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais (SNGP), Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF) e ASF da ASAE.