Inspeção-geral ganha mais 60 inspetores da extinta IGAL
"A 02 de maio foi feita a integração com a IGAL. A IGF, que tinha 160 inspetores, fica agora com mais 60 inspetores da vertente administrativa", afirmou em entrevista à Lusa Hélder Rosalino.
O reforço da IGF estava previsto na lei orgânica do ministério das Finanças, publicada em meados de dezembro, que previa uma absorção das atribuições da IGAL, nomeadamente na tutela financeira sobre as autarquias locais, entidades equiparadas e demais formas de organização territorial autárquica.
"A IGF mantém-se como o serviço de controlo financeiro estratégico e de auditoria, incluindo a de cariz orçamental, em estreita colaboração com a Direcção-Geral do Orçamento, cuja atuação abrange os serviços da administração direta do Estado e demais entidades do setor público administrativo, bem como as entidades do setor público empresarial e do setor privado e cooperativo, estas últimas na vertente das relações financeiras com o Estado", lê-se no diploma.
A fusão dos dois organismos decorre do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC).