Inovação da Lotus origina polémica

Inovação permite o monolugar manter a altura quando o piloto trava. FIA deverá autorizar, mas restantes equipas duvidam da legalidade.
Publicado a
Atualizado a

A mais de dois meses do início do Mundial, já há polémica, um pouco à imagem do que tem acontecido nos últimos anos. Desta vez é a Lotus que está no centro das atenções. A escuderia criou um sistema que permite manter a altura do carro quando o piloto trava, beneficiando a performance do monolugar.

Normalmente, a parte da frente ficaria mais baixa, mas com esta inovação mantém-se a altura, dando estabilidade ao monolugar, melhorando o rendimento aerodinâmico e permite ainda poupar os pneus. Segundo o Autosport, a FIA deverá considerar legal este novo sistema. Porém, algumas equipas têm dúvidas, aguardando por uma resposta para saber se têm de seguir o exemplo do Lotus.

A questão das escuderias é se são os pilotos que alteram a altura do monolugar (ou seja, quando trava aciona ainda o novo sistema), pois se assim for, o mecanismo viola as regras da FIA. Porém, o Autosport explica que não é o piloto o responsável, porque o mecanismo está directamente ligado à suspensão, situação que deverá tornar a inovação perfeitamente legal. Isto é, o piloto não aciona qualquer sistema, este funciona automaticamente sempre que trava.

Stefano Domenicali, director da Ferrari, tem dúvidas sobre a legalidade, mas admitiu que a escuderia já está a trabalhar num sistema idêntico. No entanto, vai aguardar pela resposta da FIA.

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 começa na Austrália (Melbourne), entre 16 e 18 de Março. A Lotus este ano vai contar com o regresso do campeão Kimi Raikkonen e também com o suiço Romain Grosjean.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt