INESC TEC do Porto em projeto europeu para inovar a indústria transformadora
"É um projeto de grande dimensão e bastante complexo. Na realidade, este projeto pretende, essencialmente, promover a dinamização de um ecossistema de inovação a nível europeu, neste caso, na área da indústria transformadora", adiantou à Lusa, Luís Carneiro, o administrador executivo do INESC TEC.
O INESC TEC, a par da Sonae, são as únicas entidades portuguesas que vão integrar, a partir de janeiro, o projeto 'EIT Manufacturing', iniciativa que conta com a cooperação de 50 empresas, universidades e centros de investigação, e com um financiamento de 325 milhões de euros.
"Este é um projeto que se constitui para um horizonte temporal" até 14 anos e, no fim, deve ser autossustentável, esclareceu Luís Carneiro.
A iniciativa, que envolve a criação de uma associação europeia com sede em Paris, França, vai ainda alavancar cinco centros de inovação - Innovation Hubs - em Viena (Áustria), Bilbau (Espanha), Milão (Itália), Darmstadt (Alemanha) e Gotemburgo (Suécia) que visam o "desenvolvimento regional".
"Se uma empresa portuguesa precisar de ajuda para desenvolver um novo produto ou melhorar um processo, o seu ponto de acesso e ligação será o Innovation Hub em Bilbau. O objetivo passa, depois, por estabelecer o contacto com quem na Europa tem a competência adequada para resolver o problema", informou.
Segundo Luís Carneiro, o projeto define-se num "triângulo", tendo por base três parâmetros: educação, inovação e promoção de novos negócios.
Os objetivos do 'EIT Manufacturing' são a capacitação e formação de 50 mil pessoas, o apoio a mil empresas e 'startups' (empresas de base tecnológica em fase de desenvolvimento), e o lançamento de 360 novos produtos e serviços no mercado.
"O propósito passa por tornar as empresas europeias mais competitivas, com capacidade de criar emprego, bens e produtos. Mas que o emprego seja mais qualificado e que a produção seja mais amiga do ambiente", frisou o administrador.
Para Luís Carneiro, esta iniciativa é "um importante instrumento" para o INESC TEC atingir a sua missão, que pretende "aumentar o impacto da inovação junto das empresas nacionais, mas também internacionais".
"Vamos conseguir dinamizar e apoiar um conjunto de atividades que são nucleares no nosso instituto, que tem a preocupação de participar nas redes europeias mais ativas no domínio da inovação. E vamos também procurar envolver outras entidades nacionais e torná-las mais ativas", acrescentou.
O projeto 'EIT Manufacturing' desenvolve-se no âmbito do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um órgão independente da Comissão Europeia que reúne instituições de ensino superior, centros de pesquisa e empresas com o intuito de formar 'Comunidades de Inovação'.