Inédito: Madrid fechada a carros com matrículas par

Pela primeira vez na história de Espanha, é ativado o nível 3 do protocolo para a poluição.
Publicado a
Atualizado a

Amanhã apenas poderão circular no centro de Madrid veículos com matrículas que terminem com um número ímpar. Uma medida adotada pela primeira vez em Espanha e que é consequência dos níveis de poluição registados na capital nos últimos dias.

Apenas metade das viaturas habituais na cidade poderão, assim, circular. A medida vigorará entre as 6:30 e as 21:00 e quem infringir a regra incorre numa multa de até 90 euros, reduzida a metade se paga no momento.

De acordo com a imprensa espanhola, os níveis de dióxido de nitrógenio (NO2) que se registavam desde o dia de Natal já faziam adivinhar que seria ativado o nível 3 do protocolo para o ambiente na cidade. Já antes, na ponte do feriado do dia de Todos os Santos, se levantara a possibilidade de adotar esta medida, mas aí as consequências para o trânsito falaram mais alto.

Além de fechada a circulação a veículos com matrículas terminadas em número par, será proibido andar a mais de 70 quilómetros/hora na M-30, uma via rápida que circunda Madrid, e haverá restrições de estacionamento para não residentes. Hoje estão em vigor estas duas últimas.

A medida foi anunciada hoje e prevê-se que amanhã, ao meio-dia, as autoridades informem acerca do protocolo a adotar na sexta-feira, sendo que o que está definido é que nos dias pares só circularão veículos com matrículas pares e nos dias ímpares só será permitida a entrada no centro da cidade a viaturas com matrículas ímpares.

O dióxido de nitrógenio é um gás que pode provocar problemas respiratórios como asma. Os níveis a que chegou nos últimos dias, acima dos permitidos na União Europeia, deverão baixar quando chover, o que está previsto que aconteça na segunda-feira.

A região de Madrid tem, segundo a Reuters, quase quatro milhões de carros - um para cada duas pessoas - além de um milhão de camiões, carrinhas e motas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt