Morreu o indonésio que dizia ter nascido em 1870, há 146 anos
Um indonésio que alegava ter nascido em 1870, há 146 anos, morreu na semana passada e foi enterrado na segunda-feira na região oriental da província de Java Central onde vivia, informaram hoje meios de comunicação locais.
O documento de identidade de Sodimejo, também conhecido como Mbath Gotho, indica que nasceu a 31 de dezembro de 1870 em Sragen, na região onde morreu, o que o converteria na pessoa mais velha do mundo, embora tal nunca tenha sido oficializado.
[youtube:gDI5UGV-Gzk]
Numa pequena cerimónia organizada pelo seu neto Suryanto e outros familiares, os restos mortais de Mbah Gotho foram colocados numa sepultura perto de uma das suas filhas, do quarto casamento e que morreu com 60 anos.
Segundo o neto, a madeira para cobrir o caixão já tinha sido comprada há 18 anos e a lápide em 1992.
De acordo com a sua documentação, Sodimejo nasceu no ano seguinte ao da inauguração do canal do Suez, quando a Indonésia ainda era uma colónia holandesa e se designava Índias Orientais Holandesas.
A organização Guinness World Records atribui o recorde de longevidade à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias e morreu em agosto de 1997.
A pessoa mais velha do mundo é atualmente a jamaicana Violet Brown, que nasceu a 10 de março de 1900.