Indonésia começa a construir a maior ponte do país no próximo ano. Vai ligar duas ilhas
Está anunciada como a maior ponte marítima da Indonésia e a sua construção começa já em 2020. Com sete quilómetros de comprimento, a ponte marítima vai ligar as ilhas Batam e Bintan, perto de Singapura. Vai custar 284,35 milhões de dólares (cerca de 250 milhões de euros).
Para o governo da Indonésia, esta infraestrutura vai ajudar no desenvolvimento da indústria e do turismo na região, nomeadamente na capitalização da expansão do aeroporto de Changi, em Singapura, que passa a ter um quinto terminal.
A construção da ponte marítima, considerada a mais longa do país, vai demorar três a quatro anos a ser construída, de acordo com o comunicado do governo, divulgado na quinta-feira.
Até ao final do ano, o Ministério das Obras Públicas da Indonésia pretende concluir um estudo de viabilidade e a análise dos projetos de engenharia.
Esta ponte faz parte do plano de 400 mil milhões de dólares (cerca de 355 mil milhões de euros) do presidente Joko Widodo - está a cumprir o seu segundo mandato -, para a construção de várias infraestruturas no país.
Além de potenciar os transportes, o turismo e a indústria, o governo considera que a nova ponte vai atrair novos investimentos no valor de 60 mil milhões de dólares (53 mil milhões de euros), de acordo com a Bloomberg.
A agência de notícias refere que a Indonésia pretende desenvolver a zona de Batam, pequena ilha no arquipélago de Riau e zona de comércio livre, de modo a atrair novas oportunidades na sequência da guerra comercial entre a China e os EUA, de acordo com Edy Putra Irawady, chefe do Corpo de Desenvolvimento da ilha.