Incêndio na torre Grenfell começou num frigorífico

Revestimento falhou testes de segurança. Polícia metropolitana admite avançar com acusações de homicídio
Publicado a
Atualizado a

O incêndio na torre Grenfell, que causou a morte a 79 pessoas, começou num frigorífico, e o revestimento exterior falhou os testes de segurança. São as primeiras conclusões do inquérito ao incêndio no prédio de habitação em Londres, a 14 de junho último, avançadas pela polícia, e que estão a ser noticiadas pelos media britânicos.

As conclusões da polícia vêm confirmar aquela que já era a hipótese tida como mais provável, face aos testemunhos de residentes, para a origem do incêndio - a explosão de um frigorífico. As autoridades britânicas falam num equipamento "defeituoso".

O isolamento e o revestimento do edifício falharam todos os testes de segurança e, de acordo com a superintendente Fiona McCormack, a polícia metropolitana de Londres admite avançar com acusações de homicídio.

Ontem, o gabinete da primeira-ministra britânica avançou uma estimativa de cerca de 600 torres de habitação no Reino Unido que poderão ter um revestimento semelhante ao que foi aplicado na torre Grenfell. Suspeita-se que os painéis inflamáveis no lado de fora do edifício tenham ajudado a propagar o incêndio da semana passada, pelo que o governo pediu às autoridades locais para averiguar o tipo de materiais usados no revestimento das torres de habitação social e para enviarem amostras para análise. Estão já confirmados sete casos de utilização do mesmo material.

Em atualização

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt