Incêndio entre Belmonte e Sabugal praticamente dominado
A maior parte do incêndio que arde desde domingo à tarde numa zona entre os concelhos de Belmonte e Sabugal já está dominada e em fase de consolidação, disse à agência Lusa o comandante operacional de Agrupamento do Centro Sul.
"Neste momento, temos apenas duas pequenas frentes que subsistem e que estão em locais onde não há acessos para as viaturas de combate pelo que todo o esforço está a ser feito com material sapador a pé e com o apoio dos meios aéreos", disse.
Joaquim Chambel, que falava por volta das 11:30, junto ao posto de comando que está instalado na localidade de Casteleiro, concelho do Sabugal, adiantou ainda que "tendo em conta o andamento que o combate está a ter" a expectativa é de o fogo seja "completamente dominado" nas próximas duas a três horas.
"A violência inicial do incêndio, que avançou muito rapidamente", bem como o facto de o mesmo se ter "num terreno com uma orografia muito complexa" foram, segundo o comandante, as principais dificuldades encontradas no combate a este fogo que já arde há mais de 20 horas.
"É uma zona com orografia muito acentuada e que além do mais pela própria natureza, e pelos múltiplos, afloramentos rochosos cria permanentemente problemas à progressão e segurança das forças que estão a fazer o combate", especificou.
Segundo apontou, os operacionais tiveram mesmo de andar com as máquinas de rastro por vários quilómetros para conseguirem abrir acessos até à maior das frentes, a qual ficou dominada durante a noite.
Apesar da vasta área que já queimou, essencialmente de mato e alguma floresta, até ao momento não houve casas ou aldeias em risco.
No teatro das operações estão envolvidos 309 operacionais, apoiados por 96 veículos, quatro meios aéreos e duas máquinas de rastro, que serão reforçadas com mais duas máquinas militares durante a tarde.
Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 11:45 este era o único incêndio em curso, sendo que desde as 00:00 já se registaram 39 ocorrências.