Incêndio destruiu parcialmente 'resort' na Zambujeira do Mar

Bombeiros conseguiram reter as chamas no edifício central, que foi consumido
Publicado a
Atualizado a

Um incêndio deflagrou este sábado no empreendimento turístico ecológico Eco Campo Resort Zmar, na Zambujeira do Mar, com a coluna de fumo negro a ser visível a vários quilómetros de distância.

O fogo foi ao fim da tarde "circunscrito" a um pavilhão central do complexo, onde deflagrou, segundo disse à Lusa o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita.

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, encontrando-se o fogo nas instalações do parque de campismo, às 19:50, "circunscrito a esse edifício central", acrescentou.

Um hóspede do empreendimento, João Ildefonso, dissera antes à SIC que as primeiras chamas surgiram "entre a zona de comidas e a piscina de ondas".

As instalações da zona central do empreendimento estão "completamente destruídas", disse esta fonte, que descreveu o cenário como "dantesco".

A retirada das pessoas do local foi feira "ordeiramente", disse.

Entretanto, nas redes sociais vão surgindo fotos do incidente:

O fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros à 17:39, além de afetar o parque de campismo, propagou-se "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal", disse Vítor Cabrita à Lusa.

O combate ao incêndio rural, continuou, mobilizou "meios terrestres e um meio aéreo", mais precisamente um helicóptero, mas este "já saiu do local".

"Ainda não está dominado, mas está a ceder aos meios de combate e pensamos que, rapidamente, possa ser dominado", disse Vitor Cabrita, a propósito das chamas que alastraram ao mato e floresta.

O fogo no Zmar -- Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, obrigou à evacuação do espaço.

"Não temos registo de quaisquer feridos", salientou o comandante operacional distrital.

Contactado anteriormente pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR também já tinha dito que não havia vítimas a registar.

"O espaço foi evacuado porque o fogo já alastrou e chega à mata", além de ter "destruído vários bungalows", disse a mesma fonte.

No total, o combate às chamas mobilizam 96 operacionais, apoiados por 26 veículos, entre meios dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O Zmar - Eco Campo Resort é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt