Imagens para as canções dos Sigur Rós
Título: 'Valtari Film Experiment'
Artista: Sigur Rós
Realizadores: Floria Sigismondi, Alma Har"el e Ramin Bahrani, entre outros.
Distribuição: EMI Music Portugal
A música pode ver-se? Naturalmente sabemos da impossibilidade física de "ver" as ondas sonoras sem o auxílio de aparelhos que as captem e registem visualmente. Mas a história da música foi-nos habituando a relacionar sons com imagens. Imagens que ora podem ser criadas nos cenários em que a música se apresenta, as capas dos discos onde ela nos chega às mãos, os filmes que a tomam por banda sonora e, fruto de um exercício ainda mais abstracto e pessoal, as que geramos nas nossas próprias mentes perante os estímulos que os sons em nós despertam.
Por tudo isto (e mais outras hipóteses possíveis) dizer que a música dos islandeses Sigur Rós é visual está longe de ser um tropeção contra as leis da física. É uma realidade que a sua obra em disco e filme o pode comprovar, servindo o projeto Valtari Film Experiment (que agora conhece edição em suporte de DVD entre nós) um bom exemplo de tão recorrente e bem sucedido relacionamento entre sons e imagens na história do trabalho do grupo. E basta recordarmos o teledisco de Vidrar vel til loftárása (com imagens em câmara lenta em volta de um jogo de futebol) ou o documentário Heima, de Dean DeBlouis, para reconhecermos as qualidades desta boa relação.
Há menos de um ano, com o álbum Valtari em mãos, os Sigur Rós desafiaram uma série de realizadores a criar pequenos filmes para as novas canções (podemos chamar-lhes telediscos, mas na verdade escapam à lógica mais habitual de promoção de singles). Parte significativa dos filmes foram convites a vários realizadores, concedendo-lhes total liberdade criativa. Entre eles contaram-se figuras com considerável projeção como o são os casos de John Cameron Mitchell (o autor de Hewdig e Shortbus), Floria Sigismondi (que acaba de assinar o novo teledisco de David Bowie recentememte estreado), Alma Har"el (autora do documentário Bombay Beach), Ramin Bahrani (o autor de Chop Shop) ou o fotógrafo norte-americano Ryan McGinley.
O projeto abriu depois espaço à participação de outros profissionais e, sobretudo amadores, através de um concurso que selecionou dois dos filmes que agora fazem o corpo deste projeto. Os primeiros sinais do Valtari Film Experiment surgiram a 21 de maio de 2012 com Ég Anda, canção do álbum que se apresentava na forma de um pequeno filme do islandês Ragnar Kjartansson (cuja obra de estende da música à pintura) onde, com algum humor, se definia um guia prático para ajudar pessoas engasgadas. Os 16 pequenos filmes foram surgindo regularmente, revelando olhares sobre vários cenários e situações, cruzando linguagens e géneros cinematográficos (chegando mesmo à animação), revelando a presença de atores como Shia LaBeouf, Elle Fanning ou John Hawkes, concluíndo a série a 6 de dezembro com Leaning Toward Solace, de Floria Sigismondi, que usa como banda sonora as canções Daudalogn and Varúd.