Iluminação promete mais visibilidade na condução à chuva
Os faróis iluminam a estrada mas as gotas de água criam um reflexo que pode ofuscar e numa tempestade pode ver-se a apenas alguns metros de distância. O desenho técnico já foi feito e o protótipo testado em laboratório por cientistas da Universidade Carnegie Mellon (EUA). Por agora é apenas capaz de melhorar a visibilidade quando a velocidade do veículo é baixa. Mas é um começo promissor.
A ideia é construir um sistema que deteta as gotas de chuva ou flocos de neve, prever a sua trajetória e interromper os raios de luz que se refletiriam neles. O efeito para o condutor é que o reflexo das gotas desaparece do seu campo de visão, o que aumenta a sua visibilidade global.
Este modelo exige um sistema de iluminação LED, enquanto a maioria dos automóveis possui ainda um sistema com uma única lâmpada. Um conjunto de lâmpadas LED permite ligar e desligar apenas algumas partes convenientes rapidamente.
Segundo o jornal espanhol ABC, os cientistas responsáveis pelo protótipo afirmaram que este é ainda desajeitado e lento e esperam melhores resultados nos próximos três ou quatro anos. De momento, o invento é capaz de evitar 70% dos reflexos indesejados a cerca de 40 km/h. A eficácia é reduzida para menos de 50% a 100 km/h.
Os investigadores reconhecem que a comercialização ainda está muito longe de acontecer. Além dos três ou quatro anos a melhorar o sistema, serão ainda necessários outros tantos antes de chegar ao público.