Identificados 460 criativos nos 19 municípios do Douro

Um levantamento efetuado nos 19 municípios do Douro identificou 460 criativos, entre artesãos, empresas ou associações, espalhados pela região, uma iniciativa lançada pelo projeto Douro Creative Hub da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e hoje divulgada.
Publicado a
Atualizado a

O Douro Creative Hub pretende servir de rampa de lançamento para a criação do polo das indústrias criativas do Douro. Estas atividades têm origem na criatividade, capacidade e talento individuais e, neste setor, incluem-se áreas como o artesanato, artes, 'design', música, publicidade, comunicação, moda, cinema, teatro ou arquitetura.

Entre os objetivos do Douro Creative Hub está a identificação dos criativos da região.

"Após mais de seis meses de levantamento, identificação e caracterização dos criativos do Douro, este trabalho encontra-se na fase final de conclusão pelo que importa ouvir os próprios criativo sobre algumas das observações, informações e considerações", referiu hoje, em comunicado, o gestor do projeto, João Calejo.

No dia 05 de dezembro, em Vila Real, o Douro Creative Hub vai apresentar publicamente um esboço do documento estratégico para a criação do polo de indústrias criativas, baseado nos dados recolhidos no levantamento dos criativos, ficando a proposta preliminar disponível para consulta pública.

Pelos 19 municípios que integram a NUTS III Douro foram identificados 460 criativos por conta própria, entre artesãos, empresas, associações, projetos e equipamentos culturais e instituições de ensino com cursos ligados às indústrias criativas.

O levantamento dos criativos do Douro vai constar de um livro que será apresentado e distribuído gratuitamente durante o Mercado Criativo, a realizar em março, outra das ações previstas no Douro Creative Hub.

Este projeto surgiu em 2017, na sequência de um desafio lançado "pela sociedade civil" à UTAD, para a apoiar na criação de um polo de indústrias criativas.

"A UTAD respondeu positivamente dando corpo e cofinanciando, com o apoio do NORTE 2020, ao Douro Creative Hub, que visa, além de dinamizar as indústrias criativas na região, criar um conjunto de informações base que possam ajudar à constituição desse polo", salientou João Calejo.

O responsável referiu que "cabe agora aos criativos da região decidirem do interesse, modelo, e pertinência de tal 'estrutura', pelo que esta é a fase de 'devolver' aos criativos da Região do Douro o seu desafio".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt