Identidade reforçada para o Audi Q8 e-tron Sportback

Ao atualizar o seu SUV elétrico de maiores dimensões, a Audi passou a inclui-lo na gama Q8, dando não só um maior sentido de pertença a este modelo, mas também preparando aquela que será a futura transição energética e respetiva normalização de denominações.
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Lançado em 2018, o Audi e-tron tornou-se numa das primeiras opções elétricas entre os SUV de segmento premium, explorando um território até então pouco concorrido. Agora, chegada a renovação de meio de ciclo, beneficia de uma série de novidades e passa a estar inserido na família Q8, embora a sua natureza elétrica seja revelada por intermédio da denominação e-tron.

Além dessa importante novidade, que prefigura a inclusão e normalização dos modelos elétricos por toda a gama, o Q8 e-tron surge bastante melhorado, com novidades que incidem não só na estética (no SUV e no Sportback), mas também no capítulo técnico, podendo já chegar aos 600 quilómetros de autonomia, dependendo da versão.

Face ao modelo que substitui, o novo Q8 e-tron ostenta um design mais evoluído, sobretudo na secção dianteira. Sempre com a preocupação aerodinâmica como pano de fundo, o SUV dispõe agora de uma evolução da grelha Singleframe invertida (na mesma cor da carroçaria na linha de equipamento S line), de maior largura e com uma faixa luminosa a unir os dois faróis. Os faróis redesenhados passam a dispor de tecnologia Full LED de série, além de poderem receber iluminação LED Matrix em opção (1755€), que confere uma maior segurança durante a condução noturna. Atrás, além de grupos óticos redesenhados para um conceito mais atual, também o para-choques foi modernizado.

No caso do mais desportivo Sportback, que adota uma linha de tejadilho mais ao jeito da de um coupé, a eficiência aerodinâmica saiu bastante melhorada, algo a que as jantes otimizadas para redução do atrito não são alheias. Outros pequenos detalhes traduzem uma aura de qualidade superior, como é o caso da sigla do modelo gravada a laser na moldura negra do pilar B.

A Audi continua a destacar-se como uma das marcas premium de referência na construção dos interiores, com um nível de refinamento e de robustez irrepreensível a todos os níveis. Já a vertente tecnológica fica defendida pelo sistema MMI com dois ecrãs de alta resolução na consola central, o superior com 10.1" (para o sistema de áudio, navegação e conectividade) e o inferior com 8.6", substituindo a grande maioria dos comandos convencionais da climatização e não só. Muitas operações podem ser efetuadas a partir de indicações por voz.

Já o condutor tira partido do painel de instrumentos digital Audi virtual cockpit (12,3"), neste caso complementado pelo head-up display opcional que projeta as informações mais importantes no para-brisas. Também opcionais, os espelhos retrovisores digitais permitem trocar os espelhos convencionais por um sistema de câmaras exteriores que captam o exterior e o apresentam em ecrãs no interior montados em ambas as portas (1570€). Altamente avançado, mas a exigir alguma aprendizagem na leitura das distâncias.

De resto, muito espaço e bancos desportivos S line com conforto reforçado, num modelo que faz das dimensões interiores uma mais-valia. A capacidade da bagageira do Sportback cifra-se nos 528 litros, não faltando também uma pequena bagageira dianteira (frunk) com 62 litros.

Situando-se num patamar intermédio da gama, o Q8 e-tron Sportback 55 S line quattro debita 300kW/ 408CV de potência combinada dos dois motores e 664Nm de binário máximo, em associação a uma nova bateria de 114kWh (capacidade bruta) em lugar da anterior de 86kWh, o que lhe permite assim beneficiar de um incremento na autonomia bastante relevante: para esta versão, a Audi anuncia uma autonomia de 560 km. As suas prestações são bastante eficazes, permitindo dessa forma atingir ritmos que são próximos dos de um desportivo, o que é de enaltecer atendendo às dimensões deste SUV, próximo dos cinco metros de comprimento. Acelerando dos 0 aos 100km/h em 5,6 segundos, o Q8 e-tron 55 Sportback reage com grande prontidão em percursos mais sinuosos, enquanto o comportamento é também confiável e estável, mercê de novos acertos de chassis e da tração integral.

De série, a suspensão pneumática com amortecimento variável tem o condão de melhorar substancialmente o controlo em curva, enquanto a sua capacidade fora de estrada não é afetada, já que pode incrementar a distância ao solo em modo off-road dedicado. A direção foi igualmente afinada para maior precisão. A soma de todas estas mexidas prefigura um Q8 e-tron mais ágil e entusiástico de conduzir sem penalizar o conforto, que continua a ser a nota dominante, sobretudo para trajetos mais longos em autoestrada.

O consumo energético situa-se, usualmente, acima dos 21kWh/ 100km, ficando em linha com o que é anunciado pela Audi, embora não deixe de ser um valor elevado. Face a isso, a autonomia mais realista ronda os 480km a 500km com uma única carga. Vale a pena notar que este SUV pode ser carregado a 170kW nos postos de carga rápida (CC).

Bem equipada de série, a versão Q8 e-tron Sportback 55 S line quattro tem um custo base de 98 469€, embora a grande lista de opcionais possa engordar este valor para outras grandezas, sobretudo com a inclusão de elementos como as jantes Audi Sport de 21"" Aero (1500€) ou o teto de vidro panorâmico (1799€), além dos demais já indicados.

Audi Q8 e-tron Sportback

55 S line quattro
Motor: Dois motores elétricos, um por eixo
Potência: 408CV/300kW
Binário: 664Nm
Bateria: Iões de lítio, 114kWh
Transmissão: Tração integral, caixa de relação única
Acel. 0-100km/h: 5,6 segundos
Vel. Máxima: 200km/h
Consumo médio (WLTP): 21,3kWh/100km
Autonomia: 560km
Preço: 98 469€

pjunceiro@globalmediagroup.pt

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