Idade média de um carro atinge recorde de 10,8 anos
Segundo um estudo de uma firma de pesquisa automóvel, citado pela agência AP, a idade média de um veículo em terras do 'Tio Sam' rondava os 10,6 anos em 2010.
Contudo, a falta de segurança no emprego e outras preocupações económicas levaram, em 2011, os norte-americanos a retraírem-se mais em grandes investimentos, nomeadamente na aquisição de um carro novo.
O estudo, sobre o registo automóvel, a cargo da empresa Polk, realça como o poder de compra dos norte-americanos tem caído pelo menos desde 1995, altura em que a idade média de um veículo roçava os 8,4 anos.
O vice-presidente da Polk, Mark Seng, considera que a expetativa de crescimento económico para as próximas duas décadas poderá abrandar a subida da idade média do parque automóvel.
No entanto, Seng não sabe quando é que isso começará a acontecer. Seguramente, assevera, não antes dos próximos três a quatro anos... pelo menos.
Se a antiguidade da frota automóvel norte-americana tem sido má para o negócio da venda de novos carros, não poderia ser melhor para as oficinas de reparação e empresas de acessórios. E assim vai continuar a breve prazo, estima a empresa autora do estudo.