Hugo Chávez condena caso com petrolífera Exxon Mobil

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje que o seu país deixará o Centro Internacional para a Arbitragem de Investimentos (Ciadi) e que não reconhecerá qualquer decisão numa disputa que mantém com a petrolífera norte-americana Exxon Mobil.
Publicado a
Atualizado a

"Agora ameaça-nos [a Exxon Mobil] com o Ciadi. Desse Ciadi nós temos que sair. Nós não reconheceremos decisões de Ciadi algum", disse Chávez.

O presidente da Venezuela falava durante o programa televisivo e radiofónico Aló Presidente, que hoje voltou a ser transmitido depois de em junho último ter sido suspendido, na sequência do estado de saúde de Chávez, que foi submetido a uma operação para remoção de um tumor com células cancerígenas.

Segundo Hugo Chávez, o Ciadi é um organismo do universo do Banco Mundial, que entende estar controlado pelos Estados Unidos.

Por outro lado, Chávez sublinhou que a Venezuela pagará 255 milhões de dólares dos 907 milhões que um tribunal da Câmara de Comércio Internacional ordenou pagar à norte-americana Exxon Mobil, pela expropriação dos seus ativos, em 2007, no âmbito da nacionalização dos setores relacionados com a atividade petrolífera.

A Exxon Mobil exigia o pagamento de 12 mil milhões de dólares e a decisão do tribunal foi considerada um revés para a petrolífera.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt