Hugh Laurie volta ao crime: desta vez é um traficante

Em 2016, o ator que vestiu a pele de Dr. House vai ser um contrabandista de armas numa nova série de espionagem
Publicado a
Atualizado a

De médico cínico e sarcástico, Hugh Laurie - que ficou conhecido como Dr. House - regressa aos ecrãs portugueses em 2016 como um perigoso traficante de armas, que acaba por aliciar um ex-soldado inglês para o mundo do crime. Continua persuasivo, portanto. Laurie vai ser um dos protagonistas da série da AMC The Night Manager, a adaptação televisiva de O Gerente da Noite, uma das obras literárias de espionagem mais famosas de John le Carré. "Esperei mais de 20 anos para o ver adaptado para televisão", disse o ator sobre o livro. Os fãs também estavam à espera de voltar a ver Hugh, que não esteve apenas concentrado na sua carreira musical.

Em digressão pela Europa

Após a série, Laurie apostou mais na música - a sua paixão pelo piano não era só parte do argumento - e a digressão do álbum de estreia, Let Them Talk, passou também por Portugal, em julho de 2012. O ator e músico levou os blues à Argentina, à Rússia, aos Estados Unidos e a vários países da Europa. No mesmo ano em que investiu na música ainda protagonizou o filme independente The Oranges , em que interpretou o papel de um homem que tem um caso com a filha do vizinho. Depois, seguiu-se um período de três anos, em que fez as vozes de algumas personagens para filmes de animação, mas deixou de aparecer no cinema e na televisão. Até este ano.

O regresso mostra o outro lado do ator britânico, de 56 anos, que ganhou dois Globos de Ouro, dois prémios do Sindicato dos Atores e seis nomeações para os prémios Emmy, com a personagem Dr. House. Em 2015, volta à televisão na série Veep, da HBO (em Portugal passou na TVSéries HD), mas entrou apenas na quarta temporada. Laurie não era arrogante nem carente e insensível, mas o bem-humorado e simpático político Tom James. Depois de recuperarmos de o termos visto tão "bonzinho", foi quase um alívio quando ainda neste ano interpreta David Nix, o vilão do filme da Disney Tomorrowland, realizado por Brad Bird e protagonizado por George Clooney e Britt Robertson.

2016 marca o ano em que Laurie regressa à televisão portuguesa como protagonista. The Night Manager, uma coprodução entre a AMC, BBC One e The Ink Factory, vai ter oito episódios e Hugh Laurie divide o protagonismo com o ator Tom Hiddleston (The Avengers, War Horse, Midnight in Paris). A série é realizada por Susanne Bier, vencedora de um Óscar de melhor filme estrangeiro, em 2011, pela realização de In a Better World.

A nova série do eterno Dr. House é a primeira adaptação para televisão da obra literária de John le Carré em vinte anos. Publicada em 1993, é um dos livros do escritor que foi mais bem acolhido pela crítica e pelo público. Foi um fenómeno de vendas nos EUA e em Inglaterra, de onde Hugh Laurie é natural.

Emocionado com novo papel

A produção conta a história do antigo soldado inglês, Jonathan Pine - interpretado por Tom Hiddlesto - que, ao integrar-se nas fileiras do serviço de inteligência britânico, tem como missão infiltrar-se no círculo de confiança do perigoso traficante de armas Richard Onslow Roper. O criminoso é Hugh Laurie, que volta a interpretar um papel em que o crime lhe pode destruir a carreira ou enviá-lo para a prisão. Em House, a sua personagem chegou a perder a carteira profissional de clínico e a ser internado devido ao seu vício em analgésicos. O ator não poderia ter ficado mais fascinado com a personagem.

"Quando o The Night Manager foi publicado esperei mais de 20 anos para o ver adaptado para televisão. Estou emocionado e honrado por poder estar a assistir a esta aventura na primeira fila", disse o ator, que além de músico também é escritor. Na verdade, o seu romance, que está publicado em Portugal, intitula-se O Traficante de Armas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt