Honda regressa com Hélder Rodrigues como líder
A escuderia nipónica anunciou que 23 anos depois regressa ao Dakar, no qual participou por nove edições na categoria de motos, tendo conquistado cinco delas.
As motos de fábrica, baseadas no modelo CRF450X (de enduro), vão ser conduzidas por quatro pilotos. Ao líder Hélder Rodrigues - que terá a missão de dar à Team Honda HRC o título naquele rali - juntam-se o brasileiro Felipe Zanol, o inglês Sam Sunderland e o argentino Javier Pizzolito.
"O Dakar requer pilotos capazes de percorrer várias centenas de quilómetros por dia, durante mais de 2 semanas. Para além disso, para ganhar a prova é necessário um tipo de moto diferente das utilizadas em motocross, trial ou pista. A Honda empenhou-se arduamente na tarefa de criar um modelo poderoso e vencedor. A partir deste primeiro ano apontamos à conquista do título", afirmou Tetsuo Suzuki, diretor geral do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda.
Hélder Rodrigues é campeão do mundo de todo-o-terreno e alcançou o terceiro lugar no Dakar 2012, estando agora apostado em triunfar numa longa corrida que voltará a ter a América do Sul como pano de fundo.