Homicídios conjugais sobem, violência doméstica desce

O número de homicídios conjugais aumentou no ano passado, apesar de terem diminuído as participações por violência doméstica, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) hoje divulgados.
Publicado a
Atualizado a

Em 2012, ocorreram 37 homicídios conjugais, segundo as estatísticas oficiais, mais 10 casos do que no ano anterior, como adiantou o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, na conferência de imprensa hoje realizada em Lisboa.

Os dados hoje revelados integram o RASI que só será divulgado na íntegra quando for entregue na Assembleia da República, o que deverá ocorrer até ao final desta semana.

No que respeita à violência doméstica, em 2012 deu-se uma diminuição de 10% dos casos participados em relação a 2011, o que representou um decréscimo de 2.896 casos.

No ano passado houve 26.084 participações de violência doméstica, o que equivale a uma média diária de 71 participações ou a uma média superior a 2.000 por mês.

Lisboa e Porto são os distritos com mais participações, acima de cinco mil cada, seguindo-se Setúbal, com 2.201.

Apesar de uma tendência de descida global, os distritos de Beja, de Santarém, de Viseu e a Região Autónoma da Madeira registaram mais participações por violência doméstica, em 2012, do que em 2011.

O distrito com maior taxa de aumento foi o de Beja (mais 26%), enquanto o decréscimo mais acentuado se deu no distrito do Porto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt