Homens com excesso de peso são mais propensos a morrer de cancro da próstata
O risco de morte por cancro da próstata é mais elevado entre os homens com excesso de peso, apontou um estudo publicado esta quinta-feira, que não estabeleceu um vínculo fisiológico direto entre ambos.
Para o estudo, publicado na revista BMC Medicine, os investigadores analisaram dados de mais de 200.000 homens a partir da base do Biobank, uma organização que recolhe há anos dados de saúde no Reino Unido.
Esses elementos foram cruzados com os resultados dos principais estudos já publicados sobre o tema, o que ampliou a base estatística para 2,5 milhões de casos.
Os investigadores concluíram que o risco de morte por cancro da próstata, frequente entre os homens, está efetivamente relacionado ao excesso de peso, de maneira direta: quanto maior a obesidade, maiores as hipóteses de morrer.
Até agora havia suspeitas desse vínculo, embora alguns investigadores apontassem uma correlação essencialmente entre a gordura abdominal e o risco fatal.
"Independentemente de onde a gordura está localizada, não muda muito" o resultado, garantiu, no entanto, a epidemiologista Aurora Pérez Cornago, principal autora do estudo.
Agora, é preciso determinar qual é a causa médica direta. O excesso de peso leva o paciente a produzir moléculas que favorecem esse tipo de cancro Ou simplesmente estes homens não vão ao médico com a regularidade que deveriam, o que ajudaria a detetar precocemente os sintomas do cancro?