Homem de 62 anos detido na Pampilhosa da Serra por tráfico de armas proibidas
Um reformado de 62 anos foi detido na Pampilhosa da Serra pela presumível autoria dos crimes de posse e tráfico de armas e munições proibidas, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra.
Uma fonte da PJ disse à agência Lusa que o detido foi interrogado hoje de manhã, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, que lhe impôs "como medida de coação a apresentação uma vez por semana" no posto da GNR da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
"O arguido é caçador, pratica tiro desportivo e foi emigrante em França", onde se desloca regularmente, tal como à Suíça, tendo adquirido nestes países algumas das armas e munições agora apreendidas.
No âmbito das diligências de prova, "foram encontradas e apreendidas várias armas de fogo, nomeadamente duas carabinas, uma delas com alça telescópica, três revólveres, uma baioneta, várias peças de armas de fogo, material explosivo e mais de 5000 munições de diversos calibres e modelos", refere em comunicado a Diretoria do Centro da PJ.
"O homem tem uma pequena oficina em sua casa", na zona da Pampilhosa da Serra, onde tem vindo a efetuar "reparações e eventuais alterações" às armas proibidas, as quais depois comercializava, tendo ainda na sua posse outras que estão legalizadas, adiantou a fonte policial.
Estas armas "vão muitas vezes parar a mãos criminosas", que acabam por as utilizar em assaltos e noutros atos violentos, um problema social que "tem de ser controlado" pelas autoridades, defendeu.