Holandês morre afogado na praia D. Ana
O homem, de 64 anos, que estava acompanhado da mulher, foi arrastado quando tomava banho numa zona em que tinha pé, tendo sido socorrido por populares, acrescentou o mesmo responsável.
Na falta de meios de socorro e vigilância - uma vez que a época balnear já terminou naquela praia -, um dos populares ainda conseguiu fazer chegar uma boia de salvamento à vítima, mas não a conseguiu trazer para terra.
A Polícia Marítima, que entretanto chegou, conseguiu retirar os dois homens da água, mas o cidadão holandês já não respirava e não respondeu positivamente às manobras de reanimação efectuadas por uma equipa do INEM chegada pouco depois.
Cruz Martins alertou que, nesta altura do ano, os banhistas devem ter redobrados cuidados, já que "se é verdade que o tempo continua bom, já não é verão e na maior parte das praias já não há os meios de vigilância que existem durante a época balnear".
Por outro lado, "o mar já tem mais força do que no verão e existem correntes fortes que, na maior parte das vezes, arrastam as pessoas para o oceano, levando-as a perder o pé rapidamente", acrescentou.
"No Algarve, estamos numa altura de Levante, as marés são muito fortes e a situação ainda é piorada pelo facto de a força das correntes provocarem fundões no leito oceânico", disse.