Hoje é notícia
LUSOFONIA
- Delegações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciam em Bissau contactos políticos para avaliar a situação naquele país, cenário de um duplo atentado que matou o Presidente da República e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, João Bernardo "Nino" Vieira e General Tagme Na Waié, respectivamente.
A delegação da CPLP integra o secretário de Estado da Cooperação e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho.
Portugal preside neste momento a esta organização.
A missão da CEDEAO, que é liderada pelo presidente da Comissão da organização, Mohamed Ibn Cgambas, integra ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Brito, e os chefes da diplomacia do Burkina Faso, Gâmbia, Nigéria e Senegal.
- O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana, reúne-se extraordinariamente para analisar a situação da Guiné-Bissau, caracterizada pelo presidente da organização, Jean Ping, como tratando-se de um "golpe de Estado.
- O governador do Banco de Cabo Verde, Carlos Burgo, é ouvido no parlamento cabo-verdiano, onde vai prestar esclarecimentos adicionais sobre o cancelamento da licença do Banco Insular, instituição envolvida no escândalo financeiro do caso do Banco Português de Negócios (BPN).
INTERNACIONAL
- O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reúne-se hoje na Casa Branca com o Presidente norte-americano, Barack Obama, para debater a necessidade de actuação conjunta sobre a crise económica global.
O chefe do governo britânico profere ainda um discurso perante as duas câmaras do Congresso.
Brown, que defende ser urgente uma posição global comum para combater a crise financeira, vai também preparar a próxima cimeira do G-20 em londres no próximo mês.
O primeiro-ministro britânico é o primeiro líder europeu a visitor Obama na Casa Branca.
O apoio popular a Brown tem diminuído e analistas politicos admitem que esta visita ao popular Presidente dos EUA lhe possa conferir um novo impulse politico.
POLÍTICA
- O Presidente da República inicia a sua primeira visita de Estado à Alemanha, num dia preenchido com contactos institucionais e a inauguração de uma exposição sobre a vida e obra do cineasta Manoel de Oliveira.
Logo pela manhã, o primeiro ponto da agenda do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, será um encontro com o seu homólogo alemão, Horst Köhler, no Palácio Bellevue.
Depois da tradicional cerimónia de revista à forças em parada, os dois chefes de Estado terão um encontro de cerca de meia-hora, prestando a seguir algumas declarações à imprensa.
Já depois de almoço, o chefe de Estado irá deslocar-se à Academia das Artes, onde inaugurará uma exposição sobre a vida e obra do cineasta Manoel de Oliveira, que completou no final do ano passado 100 anos.
Ao final da tarde, a comitiva partirá para a Chancelaria Federal, para um encontro com a chanceler Angela Merkel.
ECONOMIA
- O antigo chefe de gabinete de José de Oliveira Costa no Banco Português de Negócios (BPN) e ex-administrador do BPN SGPSO, Francisco Sanches, vai ser ouvido hoje pelos deputados da Comissão de Inquérito sobre a nacionalização do BPN.
Considerado um dos homens mais próximos do antigo administrador da SLN agora detido, Francisco Sanches foi identificado por outros administradores já ouvidos no decorrer da comissão como sendo um dos elementos de topo que ordenava as operações no Banco Insular.
António Franco, antigo director de Operações do BPN e mais tarde administrador, disse que as operações cujos registos fez para o Banco Insular (BI) eram feitas por ordem de "Oliveira e Costa, Francisco Sanches, Luís Caprichoso e Leonel Mateus".
Por vezes, acrescentou Franco, recebeu "ordens para não registar operações", o que seria do conhecimento de Francisco Sanches, uma vez que este "tinha sempre presença nas reuniões do Conselho [de Administração]".
- O primeiro-ministro, José Sócrates, vai presidir à sessão de apresentação do programa de simplificação administrativo (SIMPLEX) 2009, sessão em que fará o balanço do ano anterior em matéria de desburocratização administrativa.
O SIMPLEX 2009 contém 200 medidas que visam reduzir a burocracia para os cidadãos e para as empresas, contribuindo, desta forma, para qualificar e modernizar os serviços públicos.
O programa de simplificação administrativo de 2009, surge na continuação dos Simplex 2006, 2007 e 2008 vai ser apresentado, pelas 11:00, na sala de congressos da Feira Internacional de Lisboa (FIL).
SOCIEDADE
- Ministério da Saúde e sindicatos dos médicos retomam as negociações sobre as carreiras médicas, depois da mais recente proposta da tutela ter desiludido as estruturas sindicais.
Enviada aos parceiros a 20 de Fevereiro, no dia em que os enfermeiros realizavam uma greve, o diploma do Ministério da Saúde pareceu agradar ainda menos aos clínicos do que a anterior, apresentada no ano passado.
Os sindicatos manifestaram dúvidas sobre os critérios de avaliação dos médicos, embora tenham concordado com a sua existência.
CULTURA
- Teresa Salema e Rui Costa encabeçam as duas listas que vão a votos para os corpos sociais do Pen Clube Português no próximo triénio.
É a primeira vez na história da associação que duas listas disputam a direcção.
A ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima integra a lista B, liderada por Rui Costa, como presidente do Conselho Fiscal, e o actual presidente da direcção do Pen Club, Casimiro de Brito, integra a Lista A, liderada por Teresa Salema, como presidente da mesa da Assembleia-Geral.
O Pen Clube português, membro do Pen Internacional, a maior organização mundial de escritores, tem 198 membros, e cada lista deve ser constituída por 15 elementos distribuídos da seguinte forma: cinco da direcção com dois suplentes, cinco do conselho fiscal, sendo dois suplentes e três para a mesa da assembleia-geral.
PAÍS
- O novo centro integrado de resíduos do Vale do Ave é hoje inaugurado, em Riba de Ave, integrando três novas valências, num investimento total de 18 milhões de euros.
As três valências - plataforma de triagem, nova linha de triagem de resíduos de embalagens e unidade de vermicompostagem - representam um orçamento de dois milhões de euros e integram o projecto "Sirva 3ª Fase", com um investimento de 18 milhões de euros, aprovado pela Comissão Europeia e financiado a 81 por cento pelo fundo de coesão.
- A Câmara de Lisboa, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e a Associação Industrial Portuguesa celebram hoje um memorando de entendimento e de acção comum sobre o Lispolis - Pólo Tecnológico de Lisboa.
Entre os objectivos do protocolo encontram-se a criação do parque empresarial de Lisboa, a obtenção do estatuto de uma Área de Localização Empresarial e o desenvolvimento de uma "via verde" na autarquia lisboeta, que permita maior rapidez no deferimento dos projectos de construção.
DESPORTO
- Paços de Ferreira e Nacional iniciam a luta por um apuramento inédito para a final da Taça de Portugal de futebol, defrontando-se às 19:00 na Mata Real na primeira mão das meias-finais. Sem qualquer baixa e com o regresso de Cléber, após um jogo de castigo, o Nacional, quarto classificado na Liga, reúne algum favoritismo na deslocação a Paços de Ferreira. Com a última eliminatória de acesso à festa do Jamor (31 de Maio) a ser discutida em dois jogos, as equipas disputam o desafio decisivo a 22 de Abril, na Madeira, enquanto a outra meia-final opõe FC Porto ao Estrela da Amadora.