Helton. 11 anos depois abandona o Dragão... onde esperava ficar

Guarda-redes brasileiro de 38 anos tinha contrato até 2017 e planeava jogar mais uma temporada de azul e branco. Mas a SAD e a nova estrutura técnica tinham outras ideias
Publicado a
Atualizado a

Helton esperou, esperou, por uma resposta do FC Porto e acabou por ouviu o que não queria: o clube não conta com ele e o guarda-redes de 38 anos abandona os dragões ao fim de onze anos. O desenlace foi comunicado ontem pelas duas partes, precisamente no dia que marcou o arranque da temporada 2016/2017 do FC Porto.
Segundo apurou o DN, o antigo internacional brasileiro esperava jogar mais uma temporada, ou seja até 2017, quando terminava o seu vínculo com o FC Porto. No entanto, o treinador Nuno Espírito Santo prefere ter outras opções para a baliza e a SAD chegou a um entendimento com Helton para a rescisão do respetivo vínculo.
"O guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador; Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes Campeão Nacional com a camisola dos Dragões. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças", lia-se num comunicado dos azuis e brancos.
Por saber está agora o futuro de Helton. O FC Porto deseja que o antigo internacional brasileiro permaneça ligado à estrurura do clube, mas a verdade é que o futebolista tinha o desejo de jogar pelo menos mais um ano, pelo que poderá optar por essa solução, pelo menos até 2017, existindo a possibilidade de voltar ao Brasil.

Casillas, Gudiño e... Eduardo?

Com Iker Casillas garantido no plantel na próxima temporada e o mexicano Gudiño a ser um dos elementos que também deverá fazer parte do plantel (na época passada esteve emprestado ao União da Madeira), abre-se uma vaga no plantel com a saída de Helton. Eduardo, internacional português e um dos 23 presentes no Campeonato da Europa, é um dos preferidos para completar o plantel, ainda que existam outras opções a ser estudadas.
Os dragões precisam de jogadores formados em Portugal para inscrever na lista da UEFA, relativa à participação na Liga dos Campeões. Daí que Eduardo seja visto pela SAD azul e branca e também pela própria estrutura técnica como uma boa solução.
Aos 33 anos, o jogador do Dínamo de Zagreb, da Croácia, também não descarta a possibilidade de voltar a Portugal (onde já jogou, por exemplo, no Sp.Braga e Benfica), até porque também o Sporting já demonstrou interesse. De momento, no entanto, as propostas que mais o seduzem vêm do México.
Guarda-redes e mais 12 de fora
Além de Helton, Nuno Espírito Santo também cortou outros 12 jogadores para a preparação da nova temporada. Assim, nomes como Adrian López, Fabiano, Bolat, Kadu, Abdoulaye, Kayembé, Lichnovsky, Tiago Rodrigues, David Bruno, Mikel, Licá e Ghilas não entram nos planos do técnico e não marcaram presença no arranque da nova temporada.
Ontem, o treinador Nuno Espírito Santo começou a trabalhar com 31 jogadores (entre os quais os três únicos reforços garantidos até ao momento, Felipe, José Manuel e João Carlos Teixeira), sendo que outros oito chegam mais tarde devido aos compromissos com as respetivas seleções nacionais, casos de Gudiño, Reyes, Layún, Herrera, Corona, Maxi Pereira, Casillas e Danilo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt