Helena Pinto substitui Louçã no Parlamento
Helena Pinto regressa amanhã à Assembleia da República, com a renúncia de Francisco Louçã ao seu lugar de deputado do Bloco de Esquerda. Hoje, será o último dia do ainda coordenador bloquista como parlamentar.
A Comissão de Ética reúne-se amanhã pelas 9:30, antes do plenário, formalizando a renúncia de Louçã e a entrada de Helena Pinto.
Francisco Louçã anunciou esta manhã ter entregue a Assunção Esteves a renúncia ao mandato, depois de em agosto ter anunciado que não se recandidataria ao lugar de coordenador do BE, na próxima convenção bloquista a realizar em novembro.
"Entreguei agora à presidente da Assembleia da República a comunicação do fim do meu mandato como deputado", começou por anunciar aos jornalistas, numa declaração realizada na sala do partido em São Bento. "Saio do Parlamento por uma razão e mais nenhuma: entendo, para mim próprio, que o princípio republicano marca limites à representação que tenho desempenhado."
O economista e catedrático do ISEG diz que sai como entrou. "Saio exatamente como entrei, com a minha profissão, sem qualquer subsídio e sem qualquer reforma."
Animadora social e formadora, nascida em 1959, Helena Pinto foi já deputada nas X e XI legislaturas, regressando agora para um grupo parlamentar mais reduzido. Helena Pinto era o nome que se seguia na lista de deputados do Bloco de Esquerda do círculo de Lisboa.