Heineken contra Heineken. Afinal o futebol também é para elas

Depois das acusações de machismo chegou a resposta. Veja o vídeo
Publicado a
Atualizado a

"Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?" É esta a mensagem que a publicidade da Heineken para a final da Liga dos Campeões 2016 quer passar, dois anos depois de a marca ter sido fortemente criticada e acusada de sexismo no Brasil.

Em 2014, a marca de cerveja holandesa juntou-se a uma rede de loja de calçado, a Shoe Stock, para oferecer 50% de desconto em sapatos femininos à hora exata da final. A campanha da Heineken afirmava que era a melhor maneira de desfrutar do melhor jogo do ano com os amigos sem ter de "dispensar a mulher".

A Heineken insinuava que as mulheres gostam de sapatos e os homens de futebol, e que as mulheres tinham de estar ocupadas para não incomodarem os homens enquanto eles vêm futebol.

A publicidade revoltou algumas pessoas, que acusaram a marca de sexismo porque promovia uma divisão clara entre os gostos dos homens e das mulheres.

[youtube:AHfU6vaXHHk]

Na altura, a Heineken foi fortemente criticada pelos clientes e não só. O caso chegou aos meios de comunicação estrangeiros e foi descrito como "um passo atrás" na luta contra o machismo. A publicidade tornou-se viral, mas por motivos menos bons, e os utilizadores usaram as redes sociais para protestar.

[twitter:469517061535055872]

[twitter:469530259801784321]

Este ano, a marca de cerveja decidiu mostrar que a paixão pelo futebol não tem género, enquanto promovia a final da Liga dos Campeões, no dia 28 de maio.

Na publicidade brasileira, divulgada pela Heineken apenas no domingo, dia 5 de junho, vêm-se três casais num restaurante. Quando os homens abrem o menu leem a mensagem que diz: "que ficar livre para ver a final da UEFA Champions League numa festa da Heineken? Dê para sua mulher um fim de semana neste spa".

Para poderem desfrutar a final da Liga dos Campeões sem as namoradas, os homens começam a inventar desculpas para convencerem as mulheres a irem para o spa durante quatro dias, e dizem que foram eles que planearam tudo.

No dia da final, aparecem os três homens felizes numa festa da marca de cerveja holandesa prontos para verem o jogo num ecrã gigante. Antes de o jogo começar, no entanto, recebem uma mensagem das namoradas que, para a surpresa deles, não estão num spa, mas sim em Milão, para ver a final ao vivo.

A frustração na cara dos homens é visível, enquanto as mulheres saltam de felicidade.

[youtube:FhUNZ4A-toA]

A publicidade tem recebido críticas positivas nas redes sociais e meios de comunicação, tanto pela partida pregada aos homens, mas também pela mensagem de que não se devem dividir preferências por género. Muitos defendem que a campanha foi lançada para limpar o nome da marca.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt