Há vida para além da praia. Ora espreite
SEXTA-FEIRA
Norberto em Lisboa, Luz no Porto
› Irresistível. Em pleno Chiado o Museu de Arte Contemporânea volta a receber às sextas-feiras os concertos de verão com programação da Filho Único. Hoje a semana encerra ao som de Fornalha na guitarra envolvente de Norberto Lobo (na foto). Não nos deixemos impressionar pelo nome do último trabalho do músico - as noites na esplanada do MNAC são frescas. Podemos sonhar com teletransporte? Podemos. Se a perfeição existisse, seguíamos depois a luz que erradia do Parque da Fundação de Serralves, no Porto. Não é preciso lua cheia para descobrir os jardins com um ambiente mágico. As árvores, o lago, a casa (foto principal) estarão iluminados de uma forma especial até dia 28. E às sextas-feiras, para além de se poder passear neste jardim de luz, há concertos (hoje a harpista Angélica Salvi dá o ambiente às deambulações, a partir das 22.00) e visitas guiadas noturnas. Marco Ramos, do serviço educativo, conta histórias do jardim e curiosidades do Parque. Esta viagem luminosa começa às 21.30 (aos sábados também há) e tem 35 vagas. Se lhe agradar a ideia, vá tomando nota: no dia 25 há um workshop de fotografia noturna (mediante inscrição, custa 20 euros, 18 para amigos de Serralves). Bons sonhos.
› Noites de Verão Filho Único, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa, 19.30
› Parque de Serralves, Porto
SÁBADO
De verde em verde: de Sintra à Gulbenkian
› Ir até Sintra. A temperatura estará, provavelmente, amena. O que fazer, já se sabe, não falta mas hoje subimos até ao Palácio da Pena pelo percurso pedestre da Vila Sasseti. Na subida conte com a cafetaria da casa do caseiro para uma pausa. Depois, bem depois, é pôr pernas ao caminho. A Vila Sasseti, desenhada por Luigi Manini, é uma daquelas "casas de bonecas" da serra e deve o nome a Victor Sasseti, proprietário do Hotel Victor, em Sintra, e do Hotel Braganza, em Lisboa. Entre inquilinos ilustres conta-se com Calouste Gulbenkian. O percurso pedestre é acessível, está assinalado e segue serra acima praticamente sempre à sombra. Desfrute do ar puro e da vista. Lá em cima, tem a cafetaria do Palácio da Pena, junto às bilheteiras (ou a do palácio, se optar por fazer a visita). Pode descer por onde subiu ou serpenteando a estrada de asfalto até à vila (pouco aconselhável em dias de trânsito intenso). Siga para o verde da Fundação Calouste Gulbenkian. Também em terreno inclinado - o do Anfiteatro ao Ar Livre - apresenta-se o trio Pulverize the Sound Peter Evans, Tim Dahl e Mike Pride. Os bilhetes custam 15 euros. Até dia 14, há Jazz em Agosto.
› Percurso Pedestre Vila Sasseti, Sintra
› Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
DOMINGO
Crafts (e jazz) no Jardim da Estrela
› De manta, cesta de piquenique e um livro, aterrar na relva do Jardim da Estrela, em Lisboa. Entre as 10.00 e as 19.00 o habitual mercado Crafts & Design estende--se ao longo do passeio e a edição deste mês tem por tema Urban Vibes. Joalharia, ilustração, vestuário entre as muitas propostas (algumas bem originais) dos artesãos que ali se apresentam. À tarde chegará ao jardim o embalo do Out Jazz, com Ricardo Toscano Quarteto e DJ Nery.
› Jardim da Estrela, Lisboa
Filmes mágicos dos estúdios Ghibli
› Terminar o fim de semana com as aventuras de uma menina que não quer mudar de casa. O filme de Hayao Miyazaki A Viagem de Chihiro inaugura o ciclo dedicado à animação japonesa do Studio Ghibli, os "arquitetos do imaginário". Seguem-se, sempre aos domingos, A Princesa Mononoke, As Asas do Vento e Memórias de Marnie. Chegar mais cedo para assegurar bilhete e visitar a novíssima exposição Parallel Nippon, arquitetura japonesa contemporânea.
› Museu do Oriente, Lisboa, 18.00, gratuito