Há uma (nova) batalha a chegar em Fear of the Walking Dead
Ponto prévio: o mais suculento da terceira temporada de Fear of The Walking Dead não pode ser contado, sob pena de prejudicar os leitores com informação considerada confidencial, mas, está garantido, existem surpresas e reviravoltas. Nesse aspeto, esta nova entrega de episódios respeita a tradição da série-mãe, Walking Dead. A partir daqui o que se conta é o possível e que se passa nos bastidores da prequela da série de zombies da AMC.
É anotar nas agendas e pôr alarmes nos smartphones: a terceira temporada começa, em dose dupla, no dia 5 de junho, às 22.10. Nos EUA, a exibição está marcada para dia 4, às 21.00, hora leste.
Recapitulemos, pois, o que já se sabe, para mergulhar no ambiente pré-apocalíptico da primeira temporada, arrancando no momento em que a epidemia de walkers começa (quem não viu as primeiras duas temporadas deve saber que este é o momento de parar de ler).
A humanidade começa a rastejar e a história segue a família Clark-Manawa. Uma mãe que trabalha numa escola secundária, e os seus filhos, Nick e Alicia; o namorado, Travis, e o filho deste, Chris, e a ex-mulher, Liza. A epidemia aproxima-se e decidem deixar Los Angeles e fugir para o deserto. No caminho, conhecem outra família: os Salazar. Segunda temporada: a bordo do Abigail, veleja-se para longe da... epidemia, enfrentando um futuro desconhecido. Devem ou não ajudar outros sobreviventes? Madison e Travis reencontram-se e os protagonistas rumam a um complexo no México, alegadamente seguro, onde recomeçam os desafios.
Como vem sendo hábito, a AMC, produtora e canal, fecha a sete chaves o conteúdo das novas temporadas. Sabe-se que estes novos episódios chegam antes do previsto, o que é raro acontecer. A conta-gotas, como convém, foram sendo divulgados alguns detalhes. Por exemplo, as famílias reúnem-se na vibrante e perigosa área que era antes a fronteira dos EUA com o México. No cenário pré-apocalíptico, os Clark-Manawa e os Salazar tentam refundar a sociedade e a família.
O cenário, além de novo, "foi construído quase do zero". "Ergueram uma estrada para chegar até aqui", conta Frank Dillane, o ator que interpreta Nick, numa reportagem sobre o que aí vem e a grandeza dos cenários à disposição de séries com muitos espectadores, como é o caso de Fear of The Walking Dead ou, antes, Walking Dead.
"Na última temporada, passámos muito tempo no barco e com muita gente que não sabia sobreviver ao apocalipse. Esta temporada desfrutamos deste magnífico vale e passamos tempo com pessoas que realmente sabem o que está a acontecer", desvenda Alycia Debnam-Carey, a Alicia com i da série. Este é um local de auto-sobrevivência, prevê-se. A comunidade usa energia solar e cultiva os seus próprios vegetais. Duas novas personagens entram em cena: os irmãos Troy e Jake Otto (Daniel Sharman e Sam Underwood). O pai, Russell, interpretado por Dayton Callie, também lá está.
Vigora a lei do olho por olho, dente por dente, o que, longe de ser novo, é a garantia de que a série continua a obedecer às regras com que se apresentou em 2015. E atentem-se nas palavras de Madison Clark: "Há uma batalha a chegar". Do outro lado do Atlântico, a crítica especializada faz leituras políticas à atualidade, a partir desta sociedade que só pensa em sobreviver a catástrofes.
Sabe-se que esta será a última temporada assinada pelo co-criador da série, Dave Erickson. O argumentista vai manter-se ligado ao AMC, mas longe deste formato e da, já anunciada, quarta entrega de episódios. Mantém-se como produtor executivo, mas a pasta dos guiões é passada a Andrew Chambliss e Iand Goldberg. Entre os fãs, e ainda antes da estreia oficial, especula-se sobre a continuidade do ator Cliff Curtis, Travis na série, uma vez que acaba de assinar contrato para participação na sequela de Avatar.
A mudança só impressiona quem não está familiarizado com o universo da série de zombies. Desde a primeira temporada de Walking Dead que as mudanças se sucedem. Frank Darabont, responsável pela adaptação das histórias aos quadradinhos que saem da pena de Robert Kirkman (produtor-executivo destes formatos), foi substituído por Glenn Mazzara no final da primeira temporada, e este saiu na terceira.
Entretanto em Las Vegas, será instalada uma atração inspirada na história. Com tanto de labirinto como de carrossel como de 'escape room' como de casa assombrada. Começa no verão.
[youtube:055U-nvQ33U]
Fear of The Walking Dead
Estreia na segunda-feira, dia 5 de junho, às 22.10, com episódio duploCanal AMC: Nos (posição 84), Meo (posição 86) e Nowo (posição 38)