Há quatro exposições para ver até domingo
Quatro exposições dedicadas ao design vão estar patentes em Lisboa, Porto e Matosinhos até domingo, dia de encerramento da 9.ª edição da Bienal ExperimentaDesign.
A descentralização de Lisboa para mais duas cidades - no norte do país - foi uma das principais novidades da edição deste ano da ExperimentaDesign, e a apresentação, em forma de exposição, do resultado de um projeto desenvolvido na África lusófona.
"As far as the mind can see" ("Tão longe quanto a mente pode ver") foi o tema geral deste ano, centrado na individualidade, na forma como o mundo é apreendido e no modo como as realidades são construídas a partir das perceções dos criadores.
Inauguradas em novembro, continuam patentes até domingo as mostras em Lisboa e Porto, enquanto a exposição de Matosinhos vai poder ainda ser vista durante os primeiros meses de 2016.
"Desejo, Tensão, Transição - Percursos do Design Português", com curadoria geral de José Bártolo, ficará na Galeria Nave da Câmara Municipal de Matosinhos até ao próximo dia 12 de março.
Até domingo, pode ser vista, no Palácio dos Correios, no Porto, "As far as the mind can see", com curadoria de Mirko Ilic, João Castro e Marco Balesteros, uma mostra com mais de 60 trabalhos de 28 designers de comunicação de todo o mundo, sobre a relação entre a mente, o indivíduo e a criatividade.
[artigo:4880847]
Esta mostra desdobra-se numa outra - "As far as the mind can't see", no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, com conteúdos distintos e complementares.
Quanto ao projeto "From hands to mind", na sua forma expositiva, está até à mesma data no Torreão Poente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, com curadoria geral de Beyond Entropy, composta pela angolana Paula Nascimento e o italiano Stefano Rabolli Pansera, e cocuradoria do angolano Aladino Jasse.
A Beyond Entropy foi responsável pela curadoria do projeto do Pavilhão de Angola para a Bienal de Arte de Veneza 2013, que daria o Leão de Ouro àquele país africano.
Nesse projeto, os curadores procuraram descobrir que design é feito em África, se é possível dizer-se que existe um certo tipo de design ou criações artesanais muito individualizadas em Angola, Moçambique e São Tomé, onde realizaram uma pesquisa.
Além das exposições, globalmente, a ExperimentaDesign apresentou, num mês e meio, 45 eventos e reuniu 268 participantes de 22 países, de quatro continentes, sobretudo da Europa.
Nas iniciativas destacaram-se as "Conferências em Lisboa", com a presença de designers como Mirko Ulic, da área do design da ilustração, Peter Bankov, designer gráfico, Reza Abedini, um iraniano que trabalha a tipografia persa moderna, Michael Anastassiades, designer de produto da área da iluminação, e Jonathan Barnbrook, que desenhou a campanha de comunicação do álbum de regresso de David Bowie em 2013.
"As far as the mind can see" seguiu-se a "No borders" (sem fronteiras), em 2013, a oitava edição deste certame dedicado ao design com direção de Guta Moura Guedes.