"Um fantasma é o medo que a gente tem dele", escreveu João Bénard da Costa a propósito de um certo filme de Joseph L. Mankiewicz. O título é O Fantasma Apaixonado (1947), com Gene Tierney e Rex Harrison, e inaugurou no último sábado a temporada de sessões na esplanada da Cinemateca. O que Bénard da Costa nos diz com essa frase é que, tal como Mrs. Muir (Tierney), não devemos temer o fantasma do Capitão Daniel Gregg (Harrison), porque depois de este se revelar, há um tal conforto na sua companhia que se descura a imaterialidade da presença. Por isso é tão adequado o nome do ciclo ao qual se extraíram os filmes a apresentar ao ar livre, durante este mês de julho: Fantasmas ao Nosso Encontro..É uma sensação mágica que envolve a audiência nestas sessões em que os espetros do cinema estão connosco a céu aberto. Repare-se no derradeiro filme do programa, esse onírico O Retrato de Jennie (1947), de William Dieterle, que certamente transformará a própria tela em matéria vaporosa, onde Jennifer Jones, vinda das nuvens, se oferece à pintura de Joseph Cotten. Por falar em matéria vaporosa - desta vez bem longe da tradição romântica de Hollywood - eis aqui uma singular oportunidade para ver O Nevoeiro (1980), terror fantástico de John Carpenter, ou a silhueta de Joan Bennett na neblina noturna de uma cena de O Segredo da Porta Fechada (1947), de Fritz Lang..Dentro do conjunto de filmes, que conta ainda com duas obras emblemáticas sobre as assombrações da mente - Contos da Lua Vaga (1953), de Mizoguchi, e A Mulher Que Viveu Duas Vezes (1958), de Hitchcock - saltam ainda à vista outros títulos raros. São eles The Tomb of Ligeia (1964), de Roger Corman, devoto da literatura escura de Allan Poe, e Carnival of Souls (1962), de Herk Harvey, filmes de atmosfera mórbida para uma bela noite de verão..À parte do ciclo temático, acontece hoje, também na esplanada da Cinemateca, uma sessão de antecipação do DocLisboa, em que serão exibidas as curtas-metragens O Teto, da realizadora checa Vera Chytolová (em retrospetiva na próxima edição do Festival), e Un Jeu si Simple, de Gilles Groulx.