Há 37 países melhores que Portugal na captação de talento

Governo anunciou vistos de talento para atrair quadros e empreendedores e ainda inverter saldo migratório. O caminho apontado replica o anunciado na falida Detroit.
Publicado a
Atualizado a

O "jornal i" escreve hoje que "o governador do MIchigan, Rick Snyder, quer arranjar Detroit com "imigrantes inteligentes". Foi desta forma que o NEw York Times resumiu o plano da cidade que declarou bancarrota em 2013. Nos próximos cinco anos, anunciou o governador na terça feira, quer atribuir vistos a 50 mil imigrantes qualificados em ciências, artes e mundo empresarial para relançar a economia. Os "vistos de talento", novidade na nova estratégia de migrações anunciada por Pedro Lomba, parecem seguir a mesma filosofia e o secretário de Estado, que remete a concretização dos incentivos para um diploma próprio, assume o mesmo princípio reparador. "São a resposta para tirar o país da emergência", disse.

Segundo o jornal, "o último ranking mundial sobre competitividade em matéria de captação de talentos mostra contudo que Portugal tem 37 países mais bem preparados à sua frente, estando na 38ª posição entre 103 países avaliados. Na zona euro só está à frente da Grécia. O estudo apresentado em novembro e disponível online, foi realizado pela escola de negócios INSEAD, sedeada em França e referência na formação de executivos. Suiça, Singapura e Dinamarca lideram o ranking e, segundo informação disponível nos respetivos sites governamentais, todos têm vistos de talento implementados há uma década".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt