Há 18 anos que a RTP1 não vencia um domingo à noite. É tudo. Por agora.

Depois de ter ultrapassado a barreira de um milhão de pessoas com <em>The Voice Portugal</em>, a RTP1 cruza nova meta: bateu a <em>Casa dos Segredos</em> com um programa de entretenimento ao domingo. Um sabor a vitória que a estação não provava desde 23 de março de 1997.
Publicado a
Atualizado a

Os Principais. Nunca o título de um programa foi tão ajustado à realidade. Era um concurso de caça-talentos musicais apresentado por Humberto Bernardo. Corria o ano de 1997. A 23 de março, um domingo, a emissão dessa noite conquistaria um milhão e 456 mil espectadores, dados da Marktest numa época em que o cabo não tinha ainda a força que hoje tem. Nessa noite, Os Principais foi o principal programa do serão televisivo dos portugueses. E foi a última vez que um formato da RTP logrou alcançar a preferência lusitana. Até domingo passado.

Dezoito anos depois, o Got Talent Portugal quebrou esse recorde histórico já com barbas. A última emissão das audições do concurso de caça-talentos da estação pública, apresentado por Marco Horário, foi o programa mais visto do horário, com um milhão e 259 mil espectadores, mais 57 mil do que o reality show da TVI, Desafio Final 3 da Casa dos Segredos. Excetuando eventos extraordinários, programas especiais ou jogos de futebol, a última liderança da RTP1 aos domingos à noite com um programa de entretenimento aconteceu, segundo os dados de audimetria existentes, nesse longínquo 23 de março de 1997. Uma noite de glória para a RTP, que batia por 51 mil espectadores o Chuva de Estrelas da SIC.

Vitória de Got Talent pode ter sido exceção, mas surpresa ninguém a tira

"Os resultados são bons, diria até que podem ser históricos. Na verdade, não me recordo de um programa nosso que alguma vez tenha estado à frente do reality show", afirma Hugo Andrade, diretor de Programas da RTP, à NotíciasTV. O responsável deixa claro: "Mais do que estar à frente, o que me satisfaz é que este trabalho começou há um tempo, tinha um trajeto delineado e agora superou o The Voice e The Voice Kids, o que era por si só um desafio imenso".

Teresa Guilherme, a apresentadora da Casa dos Segredos, considerada a rainha dos reality shows em Portugal e com um longo histórico de vitórias em 15 anos do género em Portugal, declina fazer quaisquer comentários. "Se não falo nas vitórias, também não falo nas derrotas. Fiz um bom programa", sublinha a apresentadora, que considera que a quebra de resultados junto do auditório "tem que ver com muitas coisas", diz, arredando um eventual sintoma de cansaço do público face a este tipo de conteúdos e lembrando que, no próximo domingo, haverá novidade. Em 2013, Bárbara Guimarães e João Manzarra venceram o reality show de Queluz de Baixo quando o concurso estava em fase de audições.

Hugo Andrade também é cauteloso face aos próximos domingos. "O passado domingo foi diferente, foi véspera de feriado, férias de Carnaval para o público mais jovem e talvez por isso tivéssemos conseguido outros resultados." Com as galas de Got Talent Portugal à porta é de esperar que o formato - à semelhança do que acontece em conteúdos em Portugal e lá fora - se possa ressentir no auditório.

O diretor de programas da RTP1 não descarta essa possibilidade: "Provavelmente retomaremos os nossos resultados e achamos que estamos bem. Não crio grandes expectativas. No domingo, os resultados suplantaram as nossas expectativas, creio que será uma exceção, mas foi uma boa surpresa." E finaliza: "Acho que o programa está bom, positivo, diferente do que se fosse para outro canal e acho que conseguimos resultados muito interessantes."

Adeus Desafio Final 3, olá Luta Pelo Poder

O próximo domingo vai ser, no mínimo, diferente. Com o Got Talent Portugal a entrar numa nova fase, as galas em direto, a SIC vai manter as galas de Achas Que Sabes Dançar?, com Diana Chaves, mas com uma surpresa: David Carreira, filho de Tony Carreira, vai cantar e dançar.

A maior revolução vai ser apresentada pela TVI, que na primeira parte da noite de domingo vai revelar o vencedor de Desafio Final 3 (que vai ganhar 15 mil euros) e, na segunda parte, vai arrancar com novo spin off: Luta Pelo Poder. Teresa Guilherme desvaloriza qualquer possibilidade de se tratar de fazer frente aos resultados de audiência: "Não se prepara o programa numa semana e já estava decidido há muito tempo", afirmou. A apresentadora reconhece, porém, que este novo conteúdo "pode trazer mais competitividade".

O objetivo de Luta Pelo Poder - que também via decorrer na Venda do Pinheiro - é reunir os mais célebres jogadores de reality shows e famosos da praça, dividi-los em dois grupos e, mediante provas, medir forças sobre qual o melhor. "Pode ter concorrentes novos e antigos e isso vai fazer que alguns participantes possam respirar e sair da casa. A Cristiana, por exemplo, está na casa há quase cinco meses", afirma Teresa, que continuará a ser a dona das noites de domingo da TVI até à entrada em cena de Cristina Ferreira e de Dança com as Estrelas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt