H3 expande negócio para o Brasil
Em declarações à Lusa, António Cunha Araújo explicou que a cadeia de restauração portuguesa H3, especializada em hambúrgueres 'gourmet', tem já nove lojas próprias no Brasil, em São Paulo, que faturaram sete milhões de reais em 2012 (três milhões de euros), assinalando que a marca vai agora "avançar para o Rio de Janeiro".
"No Brasil, apenas com estas nove lojas, prevemos alcançar um volume de negócios de 18 milhões de reais (sete milhões de euros) no final de 2013", disse o gestor.
A estratégia de expansão no Brasil passa por "dois tipos de operações em centros comerciais", explicou António Araújo, nomeadamente "a abertura de mais lojas próprias" e a expansão através de "franquias regionais" da marca por via de parceiros locais.
"Não é improvável que no Rio de Janeiro, até ao final de 2013, possamos ter mais uma ou duas lojas próprias. Tudo vai depender do momento e da oportunidade do negócio. Isso faz parte dos nossos planos", salientou.
A internacionalização da H3 no Brasil começou pela abertura de uma loja própria num "prestigiado centro comercial em São Paulo" no final de novembro de 2011, a que se seguiu outra em dezembro desse ano e as sete restantes em 2012.
"O investimento na primeira loja de São Paulo atingiu os 2,5 milhões de reais (cerca de um milhão de euros), o que não quer dizer que os restantes investimentos efetuados na abertura noutros centros comerciais atinjam este valor", precisou o gestor.
Quanto à expansão através do modelo de 'franquia regional', a marca portuguesa já está em duas lojas na Baía e uma no Recife.
A marca pode ter "uma boa expansão no Brasil", afirmou António Araújo, acrescentando que na decisão de entrada neste país pesaram, entre outros fatores críticos, a avaliação do "estágio do mercado em si mesmo" e o desenvolvimento do 'fast-food' (comida rápida, em inglês).
No final de 2013, a empresa H3 espera abrir cinco lojas em São Paulo, tendo atualmente em Portugal 40 estabelecimentos.
Criada já num período de crise e depois de a H3 ter tido "uma experiência de internacionalização falhada" na Polónia, que serviu de "aprendizagem para os três fundadores" (Albano Mello, Miguel Van Uden e António Araújo), o segredo da cadeia de hambúrgares H3, onde o azul é a cor predominante, esteve na deteção de "uma falha de mercado" em Portugal.
"Não existia cá, nem mesmo em alguns países, um restaurante com as nossas características. Um restaurante [monoproduto (hambúrgueres)] que é rápido a servir e tem qualidade 'gourmet'", frisou o gestor.