Guilherme Rosa quer mais portugueses a segui-lo na política britânica
Num sábado ameno da fria primavera britânica, meia centena de emigrantes portugueses resistiram à tentação de uma tarde no parque e optaram por uma sala fechada na Câmara de Lambeth, na Grande Londres. Vieram aprender como se entra na política britânica, mais propriamente o que é ser vereador e como é que se conquista o cargo. A iniciativa partiu de Guilherme Rosa, eleito vereador por Lambeth há um ano pelo Partido Trabalhista.
O também fundador da secção londrina do PS confessou ao DN estar "à procura de concorrência, porque acho que só se formos muitos é que a democracia funciona, a comunidade é devidamente representada e - honestamente - um só vereador não tem capacidade de influência", disse.
Guilherme Rosa acrescentou que "se somos alegadamente 500 mil [emigrantes portugueses no Reino Unido] e se há dezenas de milhares de vereadores, porque não haver mais portugueses?". "Gostaria muito de, com esta iniciativa, incentivar outros a seguirem o meu exemplo, candidatarem-se e representarem as comunidades onde residem", disse.