Guilherme Alexandre já é Rei da Holanda

O príncipe herdeiro da Holanda, Guilherme Alexandre, tornou-se às 10.10 locais (9.10 em Lisboa) no novo Rei, depois de a sua mãe ter assinado o acto de abdicação.
Publicado a

Aos 46 anos, Guilherme Alexandre torna-se no primeiro de uma nova geração de soberanos europeus a subir ao trono, assim como o primeiro herdeiro masculino a ser coroado na Holanda desde 1890.

Depois da assinatura da rainha Beatriz - que agora se torna novamente princesa - o acto de abdicação foi assinado pelo novo Rei e pelos representantes do Governo, incluindo o primeiro-ministro Mark Rutte.

A cerimónia foi transmitida em direto em ecrãs gigantes na praça de Dam, diante do palácio real. Mais de 25 mil pessoas seguiram na praça a cerimónia, aplaudindo quando a rainha Beatriz apareceu nos ecrãs.

A multidão aguardava que o novo Rei surgisse à varanda do palácio para o seu primeiro discurso. "Apresento-vos o novo Rei. O Rei Guilherme Alexandre", disse Beatriz. O filho agradeceu depois o trabalho da mãe e o apoio dos holandeses. "Obrigada pelo vosso apoio", afirmou. Guilherme Alexandra torna-se também Rei das Antilhas Holandesas, Aruba, Curaçao e Sint Maarten.

A cerimónia de entronização é a partir das 12.50.

A filha mais velha de Guilherme Alexandre, Catharina-Amalia, de 9 anos, tornou-se também na nova princesa herdeira.

Diário de Notícias
www.dn.pt