Guia Social divulga respostas sociais existentes no concelho do Sabugal
"É importante que as pessoas tenham uma espécie de pequeno referencial, um guia, onde possam, numa consulta rápida, os que necessitam e os que não necessitam, terem a possibilidade de conhecer aquilo que se faz no concelho do Sabugal e as respostas que há ao nível social", disse o autarca António Robalo.
Segundo o presidente da autarquia, a publicação divulga respostas sociais "da câmara, quer de projetos em que a câmara coopera e trabalha, quer de instituições particulares de solidariedade social e de empresas ligadas ao setor social".
O guia existe em papel e também pode ser consultado nas redes sociais e na página internet do município.
António Robalo lembra que o concelho do Sabugal, localizado junto da fronteira com Espanha, "é tradicionalmente referido como um dos concelhos mais envelhecidos do país e claramente o mais envelhecido do distrito da Guarda".
Por isso, assume que a problemática do envelhecimento é para a autarquia "digna de foco e de trabalho".
O autarca refere na nota introdutória da publicação que o seu município "disponibiliza à população um conjunto de respostas sociais de qualidade que permitem distingui-lo no mapa nacional".
"Perante as adversidades, melhoramos as respostas sociais, promovemos estratégias de envelhecimento ativo e saudável e também facilitamos medidas de promoção do sucesso educativo e de apoios diretos às famílias", indica.
O Guia Social dá a conhecer os apoios que existem no município do Sabugal nas áreas da infância e da juventude, para as famílias, para os idosos e portadores de deficiência, também divulga gabinetes de apoios e projetos e a Unidade de Missão "Sabugal + Social".
A Unidade de Missão "Sabugal + Social" envolve a autarquia do Sabugal, o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade da Beira Interior, a Associação ADM Estrela, o Núcleo Distrital da Guarda da Rede Europeia Anti-Pobreza, o projeto Sabugal Ativo - Contrato Local de Desenvolvimento Social, a Unidade Local de Saúde da Guarda e o Centro Distrital de Segurança Social da Guarda.
A medida visa "promover projetos e programas nas áreas de intervenção social, saúde e educação, e transformar o Sabugal na capital do envelhecimento ativo e saudável em Portugal", segundo a autarquia.
Identificar ações e projetos que visem a melhoria dos serviços prestados pelas instituições sociais, implementar formas inovadoras de apoio ao idoso, facilitar o acesso aos cuidados de saúde primários através de uma unidade móvel e promover um serviço de teleassistência de apoio a pessoas em situação de isolamento, são algumas das medidas a desenvolver pela Unidade de Missão "Sabugal + Social".